Casa de not%c3%adcias 1144x150

POLÍTICA

Pelanca: “Porque não juntarmos os vereadores insatisfeitos em uma terceira via”

O vereador Adelar Holsbasch (o Pelanca), presidente da Câmara de Vereadores comentou nesta manhã sobre a situação ‘desconfortável’ que ele e o vereador João Martins estão colocados diante da situação de que o presidente do PDT de Toledo, Neudi Mosconi, já declarou na imprensa que o partido é e será oposição em 2012, como também que já existe uma orientação do presidente da Executiva Estadual, Osmar Dias, de que o partido irá se aglutinar às oposições nas eleições municipais.

08/04/2011 - 13:27


Adelar afirmou que ainda aguarda uma conversa com Osmar Dias para definir que rumo irá tomar em 2012. “Tenho conversar com ele para definir sobre os rumos do PDT em Toledo. E se o senador disser que somos oposição, vamos ter que tomar uma decisão”. Em entrevista coletiva a imprensa regional no ano passado (confira entrevista no link http://casadenoticias.com.br/videos/73) quando veio a Toledo agradecer os votos conquistados, Osmar afirmou que sua posição era de que o partido deixasse a base de apoio a atual administração.
Sobre a possibilidade de sair do PDT caso não aja entendimento entre os pedetistas Adelar disse que em todos os partidos há problemas, mas que ele não tem problema nenhum em permanecer no PDT. “Todos os partidos não estão cem porcento, existem divergências. Não tenho motivo para sair do PDT, mas se tiver que sair quem sabe poderei sair. Sobre as desavenças com o atual presidente do PDT, Pelanca afirmou que há possibilidade de dialogar e frisou que até o mês de setembro os vereadores do PDT irão tomar uma decisão se permanecem ao lado do grupo da atual administração liderada pelo PP ou se irão compor com a oposição.
Sobre a declaração do presidente do PDT municipal de que ele (Mosconi) abriria mão da presidência para ele (Adelar) caso seguisse a orientação do partido de se posicionar como oposição, Pelanca desconversou e disse que respeita a palavra de Osmar Dias. “Antes de tomar qualquer decisão vou conversar com ele primeiro. O Mosconi já tomou a sua decisão, mas temos que ver o que todo o partido pensa. A decisão tem que ser tomada pelo grupo todo”, enfatizou.
Como os vereadores do PDT estão na base do governo, mas o presidente do PDT local assumiu uma postura de oposição, ‘o partido’ (ou melhor, as correntes) acaba dialogando com o grupo que está na atual administração, assim como com um grupo de oposição que vem se articulando. A partir deste cenário o vereador Pelanca já foi convidado para dialogar com ambos os grupos. Ele declarou que isso é resultado do seu trabalho e do bom relacionamento que estabelece com todos os vereadores e lideranças. “Quando se faz um trabalho bem feito as pessoas lembram de você. Tenho acesso a todos os gabinetes do vereadores. Consegui uma façanha na casa, de conseguir dez votos para me eleger como presidente”, afirmou Pelanca que por ter conquistado esse respeito não descarta até mesmo a concorrer como candidato a prefeito. “Como vereador já tive o ápice de ser o mais votado, fui eleito o presidente do Legislativo, e porque não o PDT não tem um candidato próprio a prefeito”.
Ele comentou ainda que existem vereadores que estão descontentes e que uma terceira via poderia estar se formando. “Os vereadores estão confusos, já conversei com vários vereadores e há uma conversa de um novo grupo surgir. E porque não fundarmos a terceira via”, declarou. Pelanca falou ainda sobre o que mudaria se fosse prefeito. Confira a entrevista completa em vídeo.
Por Rosselane Giordani
Sem nome %281144 x 250 px%29