A Biblioteca Pública Municipal de Toledo recebe, na próxima quinta-feira (18), o poeta Jefferson Dieckmann e a fotógrafa Fernanda Eliza Eick para o lançamento do livro “Lentes em Versos”. A atividade, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Toledo, acontece a partir das 19h30 no hall central da biblioteca e é aberta ao público em geral. Na ocasião o poeta estará à disposição para a sessão de autógrafos.
Por meio de fotos e poesias, os autores encantam o público de leitores com as 60 páginas dessa talentosa obra. Em seu prefácio, Márcio Martelli comenta sobre os versos que se revelam. “O que apreciar primeiro? Os shorts poems ou poesias-minuto de Jefferson ou as fotos de Fernanda? Eu respondo que tudo deve ser visto ao mesmo tempo, correndo o olhar por cada detalhe, minuciosamente, pois tudo se completa: o olhar fotográfico e o olhar literário”.
A Lagoa dos Patos que banha São Lourenço do Sul/RS é o cenário paradisíaco e mítico inspirador de romance e poesia. “Seriam as águas agitadas pelo vento que transportam para uma outra dimensão ou seria o sussurro da brisa da lagoa que evoca e liberta os mais íntimos pensamentos? Ao passear pelo livro – sim passear pois em cada página há uma viagem a ser feita – temos a nítida sensação acolhedora de sermos capturados e transportados para a foto. Quer seja através das palavras que dizem mais do que querem dizer, despertando em cada leitor um interesse de ali estar, apreciando ou se deixando levar. Quer seja pela beleza encantadora da paisagem. E que sensações brotam? Arrepios? Calor? Calafrios? Ou outras emoções?”, indaga Martelli.
“Lentes em Versos” ousa transformar em obra de arte o olhar artístico de Fernanda com o pensamento de Jefferson. E quer casamento mais perfeito? É como velejar nas águas doces dos lagos, na música suave que embala a alma. E quem é mais poético? Ambos sintetizam sua arte, como se fossem um. Uno.
O Poeta
Jefferson Dieckmann é escritor e poeta, nascido às margens da lagoa dos patos em São Lourenço do Sul/RS. Hoje, reside em Curitiba e é Bacharel em Direito. Também é formado Técnico em Telecomunicações. Publicou seu primeiro livro em 2007, “Poesia em tempo de Guerra”. Participou de diversas obras de antologias poéticas. Atento a detalhes, tem, na observação da vida e das pessoas, o material para seus textos que, normalmente curtos, procuram expressar pensamentos e sentimentos com poucas palavras.
A Fotógrafa
Fernanda Eliza Eick é Fotógrafa, natural de São Lourenço do Sul/RS. Detalhista, perfeccionista e de profunda sensibilidade, seu interesse foi crescendo devido ao incentivo dos amigos, que não poupavam elogios aos pequenos detalhes captados e registrados por suas lentes, atualmente focada na paisagem composta por cores e beleza exuberante das praias de água doce, da pitoresca cidade de São Lourenço do Sul, onde também se respira romantismo e poesia.