Luz, câmera e ação: foi dada a largada para as inscrições do 1º Festival de Curta Metragem de Toledo - Curta Toledo. Serão 50 vagas disponíveis, sendo 25 para a população de Toledo e 25 para as demais localidades. O edital está disponível no portal do município – www.toledo.pr.gov.br/curtatoledo. E as inscrições estarão abertas até o dia 13 de outubro.
A 1ª Edição do Curta Toledo será realizada na semana de 19 a 26 de outubro. “O objetivo é promover e fomentar o desenvolvimento e a produção audiovisual exaltando o potencial artístico-cultural da região por meio de diversas ações formativas, espaços de debates, articulações internacionais, culminando na Maratona Cinematográfica como espaço de produção e difusão”, expôs a secretária de comunicação e organizadora do Festival, Rosselane Giordani.
Público- alvo
O público-alvo do Festival são acadêmicos das instituições de ensino superior do município e região, professores e pesquisadores, profissionais das diversas áreas das artes, produtoras audiovisuais regionais, estudantes e amantes do cinema e das artes, agentes culturais, multiplicadores culturais, visitantes e comunidade em geral. De acordo com o assessor de Cultura e coordenador do Festival, Ivan Júnior Peron, “o Curta Toledo é um festival amador, sem fins comerciais, de curta metragem, em que as equipes previamente inscritas participam do desafio de realizar um filme de três minutos em apenas 48 horas”.
O projeto teve por base o Curta Iguassu Fast Forward Brasil, realizado em Foz do Iguaçu, que baseou sua realização no conceito desenvolvido originalmente em Chicago, a partir de onde se propagou por diversos países.
Etapas do 1º Festival de Curta Metragem de Toledo
A 1ª Edição do Curta Toledo será realizada na semana de 19 a 26 de outubro, com atividades em Toledo. O primeiro passo para participar do festival é formar uma equipe capaz de escrever um roteiro, filmar e editar um curta metragem em apenas 48 horas. Feita a montagem da equipe, é necessário realizar a inscrição no Festival – que já estão disponíveis. “Os meios técnicos não são um problema: uma simples câmera de vídeo digital, de preferência de alta definição, um computador e software, previamente disponibilizado pela organização, de edição vídeo é suficiente para um bom trabalho”, explicou Ivan.
Na semana do Festival, serão realizadas oficinas e capacitações para quem quiser aprender ou melhorar os seus conhecimentos nesta área. Será realizado o sorteio dos temas entre as equipes inscritas. “O tema não é o roteiro e deve ser entendido somente como uma referência ou como uma fonte de inspiração para escrever o argumento de um curta metragem de até três minutos”, alertou Rosselane.
O sorteio dos temas será realizado em sessão pública na Abertura do evento no dia 19 de outubro, logo após a cerimônia. A largada da Maratona Cinematográfica será no dia 22 de outubro de 2014, às 9 horas. O trabalho final devidamente editado deverá ser entregue no dia 24 de outubro, até as 9 horas, na Casa da Cultura, Rua XV de Novembro, 1638 - Praça da Cultura Dr. Wilson Carlos Kuhn - CEP.: 85 902-040 – Toledo - PR.
A exibição pública dos filmes será feita no dia 26 de outubro em rito de encerramento e premiação a partir das 19h, em local a ser definido e divulgado no site oficial do festival e no portal do município. Ao final da Sessão, o Júri Oficial anunciará os vencedores, classificando-os conforme as categorias estabelecidas no Regulamento.