Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Toledo sedia a 57° edição dos Jogos Abertos do Paraná a partir de sexta-feira

O JAP’s contará com a participação de mais 4.642 atletas e 300 dirigentes de 80 municípios do Paraná

17/09/2014 - 16:52


De sexta-feira (19) a sábado (27) de setembro, Toledo será a casa do esporte paranaense. O município sediará pela sétima vez os Jogos Abertos do Paraná (JAP’s). A abertura oficial da 57ª edição dos JAP’s acontece sexta-feira, no Ginásio de Esportes Alcides Pan, às 19h30. Ao todo a Prefeitura de Toledo investiu aproximadamente R$ 1,3 milhão em reformas e melhorias para sediação do evento e incentivo aos esportes.

O JAP’s contará com a participação de mais 4.642 atletas e 300 dirigentes de 80 municípios do Paraná. As maiores delegações serão as de Maringá, com 464 atletas; Toledo, 439; Cascavel, 379; Foz do Iguaçu, 318; Ponta Grossa, 315; e Campo Mourão, 245. Das 21 modalidades que compõe os JAP’s, a delegação anfitriã disputará 19, ficando fora apenas do taekwondo e tiro nos naipes feminino e masculino. Já no ciclismo e no tênis de campo Toledo não terá representantes no feminino.

Com uma das melhores estruturas esportivas do Paraná, conforme afirmou o coordenador de esportes da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), Luiz Antônio Costenaro, o município, desde que foi confirmada sede da competição, iniciou um trabalho de reformas e melhorias dos seus espaços visando receber bem atletas e dirigentes que participam da competição. “Tínhamos a certeza que a parceria daria certo mais uma vez. Toledo sempre acolheu bem os Jogos Oficiais do Estado e desta vez não foi diferente. Quando temos Toledo como sede, todos os profissionais envolvidos com o desporto paranaense se sentem tranquilos porque sabemos encontraremos uma infraestrutura excelente e muito profissionalismo”, comentou.

Desafio

A secretaria de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, afirmou que sediar a 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná é um desafio. Segundo ela, desde 2013 a SMEL passou por uma reestruturação com o objetivo de levar esportes e lazer para todos os cidadãos. “Sediar os Jogos nos motiva a promover mais ações que nos colocam à prova este desejo. É uma forma de nos avaliarmos”.

Atualmente a SMEL possui está dividida nos setores Administrativo Financeiro; Estrutura e Esportes de Base; Rendimento e Esportes Comunitários, Paradesporto; Recreação e Lazer; e Idoso em Movimento; todos coordenados por profissionais de Educação Física concursados. Nesta estruturação estão incluídos programas como o RecreAção, RecreAção  Escolar, Trilha do Remo, Coração no Ritmo Certo, Verão no Parque; ações envolvendo o esporte comunitário como os Jogos Abertos de Toledo (JATOO), a Taça Toledo de Futebol Sete e, para 2015, os Jogos da Cidade e do Interior; e a também a assistência a aproximadamente 50 modalidades, algumas atendidas por profissionais da SMEL e outras com o repasse de recursos por meio do Esporte Cidadão. Marli ressaltou ainda o trabalho do Idoso em Movimento que atende quatro mil idosos mensalmente. “Todo este esforço nos credencia a realizarmos uma grande sediação”, concluiu.

Investimentos em estruturas

O anúncio que Toledo seria a sede da 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s) foi feito em Cascavel, em 12 de novembro de 2013. Desde a data, Toledo vem se preparando para ser a casa do esporte paranaense.

As ações para receber bem atletas e dirigentes que irão competir nos Jogos Abertos fizeram com que a Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL) investisse aproximadamente R$ 1,3 milhão em reformas. As principais intervenções aconteceram nos Ginásios de Esportes Hugo Zeni, que irá acolher o voleibol, e Jaime Zeni, casa do basquete. Em ambos foram realizadas reformas nos telhados, com aplicação de manta asfáltica, melhorias gerais em arquibancadas e vestiários, bem como a instalação de pisos flutuantes, atendendo as exigências das principais ligas esportivas do mundo.

“São praças esportivas que terão as condições de receber competições de qualquer nível”, frisou a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa. Outros locais passaram por reformas como os Ginásios Aldanir Angelo Rossoni (CCR), no Jardim Coopagro, Lauri José Simon, no Jardim Panorama, e Euzébio Garcia, na Vila Pioneiro. “Também tivemos obras nas piscinas públicas, no Estádio Municipal XIV de Dezembro e todos os locais que irão abrigar competições dos JAP’s”, salientou.

Marli também destacou o trabalho intersetorial para que os JAP’s sejam um sucesso dentro e fora das quadras. “A sediação foi algo discutido no âmbito do governo municipal e conta com o apoio de todas as secretarias municipais, entre elas a de Educação, Habitação e Urbanismo, Comunicação Social, além da SMEL”, afirmou.

Preparação das equipes

Muitos treinamentos e o incentivo às modalidades para participarem de campeonatos estaduais e regionais. Nesta ótica foi pautada a preparação das equipes toledanas visando os Jogos Abertos do Paraná. Toledo terá a segunda maior delegação – 439 atletas – ficando atrás apenas de Maringá. “Temos a oportunidade de participar de todas as modalidades e vamos ter atletas disputando todas elas”, comentou a secretária Marli Costa.

Os destaques, segundo ela, ficam por conta da ginástica rítmica e algumas modalidades coletivas que voltaram a participar de competições estaduais. “Temos o voleibol e o handebol, no masculino e feminino, e o futsal masculino que retornaram aos campeonatos, além da ginástica onde Toledo tem um domínio no cenário paranaense”. Além disso, Marli destacou também o vôlei de praia feminino que no ano passado alcançou a medalha de prata no JAP’s em Cascavel.

“Temos sido incansáveis na valorização ‘das pratas da casa’ e em nenhuma modalidade teremos importação de atletas”. Esta política propicia uma valorização dos cidadãos e promove a motivação dos alunos das escolinhas. “Alguns municípios convidam competidores para representar suas cores, mas esta prática não acontece em Toledo”.  Esta motivação dos toledanos fica evidenciada nos treinamentos. “Tenho equipes fazendo a preparação a partir das 22h e seguindo até o início da madrugada”, comentou.

Anuncio gene 2