Na terça-feira (16) os servidores da Secretaria de Saúde se reuniram com representantes do Conselho Regional de Farmácia (CRF) para formalizar a parceria para a padronização da lista dos medicamentos oferecidos pelo município. A intenção é montar uma lista oficial padrão dos medicamentos que são prescritos para o paciente e que são ofertados pelo município.
Existe uma grande demanda de determinados medicamentos, sendo que a dispensa de alguns é segundo o Ministério da Saúde, enquanto alguns não têm a obrigatoriedade. “O que acontece muitas vezes é que os médicos receitavam remédios que o município não dispensava, dificultando o acesso ao tratamento. O CRF possui um projeto que estuda quis são os medicamentos que o município dispõe e quais são mais importantes para a população”, comentou a diretora de Assistência Farmacêutica Fabiana Trento.
Segundo ela, será feita uma revisão os atuais itens. Após o estudo, será oficializada uma nova lista oficial de medicamentos. “Todos os médicos terão esta lista e saberão quais os remédios que o município dispensa. Dessa forma, o acesso ao tratamento do paciente será muito mais fácil”, contou. A ainda será divulgada em Diário Oficial.
A secretária de Saúde, Denise Campos, frisou a importância desta nova parceria. “Com a parceria teremos uma lista padronizada de medicamentos que serão ofertados para a população pelas Unidades Básicas de Saúde e pela Farmácia Básica. Com essa padronização os médicos saberão exatamente o que dispomos e poderão receitar para o paciente o que ele encontrará por meio da Secretaria de Saúde”, concluiu.