Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

VARIEDADES

Semana da Mobilidade e Semana Nacional de Trânsito incentivam melhorias no setor

O manifesto é uma forma de reflexão sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento

18/09/2014 - 09:00


Na próxima segunda-feira (22) é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Em diversas cidades de todo o mundo, as pessoas deixam os carros em casa e vão trabalhar de bicicleta, a pé ou mesmo transporte público coletivo. A ideia começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. O manifesto é uma forma de reflexão sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento. Além disso, também é um convite para a utilização de transportes sustentáveis.

A frase utilizada pelo movimento é “deixe o seu carro em casa. Saia de bicicleta, a pé, de ônibus, skate, metro, carona, patins, taxi”. A atividade vem ao encontro da Semana da Mobilidade, que acontece entre os dias 16 e 22 de setembro. A intenção é que nesta semana as pessoas se conscientizem dos efeitos causados ao meio ambiente e mesmo para a população da grande circulação de carros que existe, principalmente nos grandes centros.

Toledo já é uma cidade adepta à bicicleta. Muitas pessoas, todos os dias, se deslocam de casa para o trabalho ou faculdade com este meio de transporte saudável e sustentável. Além disso, para quem ainda não tem a “magrela”, a Secretaria de Esportes e Lazer empresta bicicletas para uso por meio do Programa Verão no Parque.

Semana de Nacional de Trânsito em Toledo

Nesta quinta-feira (18) tem início a Semana Nacional de Trânsito de 2014 com o tema “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. Prevista na Lei 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Em Toledo, o Departamento de Trânsito desenvolverá uma série de atividades educativas alusivas à data. Serão realizadas blitz educativas, orientações para condutores e pedestres, e nesta quinta-feira, 18 de setembro será realizado o 1º Fórum Municipal de Trânsito com o tema “O Trânsito Municipalizado”. A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

Durante a Semana de Trânsito pontos de grande circulação de pedestres receberão blitz educativas. “Realizaremos blitz próximo a empresas que concentram uma grande circulação de pessoas, como em frente à BRF, e em algumas vias mais movimentadas da cidade para divulgar a Semana Nacional do Trânsito e realizar uma orientação tanto para o motorista, quanto para o pedestre”, relata o diretor do Departamento de Trânsito de Toledo, Fabiano de Paula Leite Faria.

1º Fórum Municipal de Trânsito

 O marco de início da Semana Nacional do Trânsito em Toledo, neste dia 18 será o 1º Fórum Municipal de Trânsito, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito. O evento acontecerá no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo, a partir das 18h30 e é aberto para toda a comunidade. As empresas e entidades que trabalham com o trânsito, como auto-escolas estão convidadas para o evento. O objetivo é trabalhar temas como prevenção, educação e engenharia de trânsito. Não haverá taxa de inscrição, mas é necessário confirmar presença pelo telefone (45) 3378-8500 com Rafael ou Heider.

Entre os assuntos tratados estão: a estrutura e funcionamento do departamento de trânsito; os desafios enfrentados para um trânsito seguro com enfoque na educação para o trânsito, engenharia de tráfego e fiscalização de trânsito; atuação da Polícia Militar no trânsito municipalizado; e a contribuição da Polícia Rodoviária Federal com o trânsito municipalizado.

Acidentes

De acordo com as estatísticas do 4º Grupamento de Bombeiros, em Toledo de 1º de janeiro a 1º de agosto deste ano das 123 ocorrências envolvendo bicicletas 40 delas foram resultantes de colisão com automóveis, quatro colisão com caminhões, 17 com motos, uma foi resultado de choque com outra bicicleta, um com ônibus e sessenta ocorrências resultado de queda de bicicletas.

Atentos a estas estatísticas, não somente em Toledo, mas no Paraná inteiro, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) lançou no dia 19 de agosto uma nova regra para quem quer tirar a carteira. Os candidatos que fizerem o teste teórico de direção para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Paraná terão de saber, obrigatoriamente, conteúdos de legislação de trânsito e direção defensiva envolvendo bicicletas e ciclistas. O Detran ampliou o número de questões sobre o tema e pelo menos uma das 30 questões do teste devem abordar o assunto.

Anuncio gene 2