Para falar sobre os trabalhos que são realizados no Circo da Alegria, os coordenadores da entidade, Tania Piazzetta e Dado Guerra, participaram nesta quinta-feira (18) do IV Encontro Nacional Funarte de Políticas para as Artes, na cidade de Curitiba. Eles falaram na mesa de debates “Produção e Políticas para as Artes”. O encontro contou com a participação de diversas autoridades e personalidades do meio das artes.
O tema abordado pelos toledanos foi ‘Circo, Cidadania e Educação’. Nela, eles apresentaram todos os trabalhos que são feitos no circo, as políticas públicas adotadas e a metodologia de trabalho aplicada nas aulas. A proposta apresentada pelos autores de Toledo foi selecionada via edital público. Durante o encontro, estavam presentes representantes do Ministério da Cultura (MinC), da Funarte, entre outras pessoas que também compartilharam experiências.
Para o coordenador do Circo da Alegria, Dado Guerra, participar de um evento como esse é de extrema importância, já que eles têm a oportunidade de compartilhar experiências e também aprender sobre os outros projetos apresentados. “Pudemos mostrar o trabalho diferenciado que fazemos no circo. Além disso, as pessoas acabam conhecendo o Circo da Alegria de Toledo, dando visibilidade para nós e para todo o trabalho que desenvolvemos”, comentou.
Algumas das presenças no encontro em Curitiba foram a representante da Secretaria de Estado de Cultura, Ana Maria Hladczuk, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, a representante regional MinC/Sul, Margarete Moraes, e o responsável pela Oficina de Música de Curitiba, Nilton Cordoni.
IV Encontro Nacional Funarte de Políticas para as Artes
Realizado desde 2011, o Encontro Funarte de Políticas para as Artes é um ciclo de reuniões com participação da sociedade. Ele tem como objetivo promover a reflexão e contribuir para a formulação e aperfeiçoamento das políticas para as artes, em abrangência nacional. Isto é realizado através do diálogo entre diferentes agentes sociais: pesquisadores, gestores, artistas, produtores e articuladores, em geral, relacionados às diversas linguagens artísticas.
O encontro acontece em cinco capitais brasileiras, Curitiba (PR), Belém (PA), Recife (PE), Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ). Para quem quiser saber de tudo que aconteceu nas cinco cidades e a programação, pode acompanhar pelo site do evento (http://www.funarte.gov.br/encontro/).