Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Milhares de pessoas já passaram pelo Acampamento Farroupilha de Toledo

O evento se tornou ponto turístico temporário no município, atraindo visitantes de diversos lugares

18/09/2014 - 18:53


A quinta-feira (18), quarto dia do Acampamento Farroupilha, manteve o número de visitantes em alta. Todos os dias, centenas de adultos e crianças passam pelo acampamento, seja para conhecer, ou mesmo relembrar algumas histórias da tradição gaúcha, resgatado pelos organizadores do evento. Montado no Parque Ecológico Diva Paim Barth, o espaço conta com exposição de animais e outras atividades durante todo o dia.

Segundo um dos organizadores do acampamento, Tiago Ferreira, o volume de visitas é muito gratificantes, principalmente pelas crianças que visitam em turmas escolares e famílias. “Este é um evento que reúne muitas famílias, que vem a noite para dançar, para se divertir. O número de pessoas que visitam a noite é tão grande que nosso espaço fica pequeno. É muito gratificante, sem dúvida, poder transmitir nossa cultura de forma tão ampla para toda a população”.

Outra característica é que o Acampamento se tornou uma espécie de ponto turístico temporário do município. Tiago comentou sobre a presença de turistas de outras cidades, outros estados, e até de outros países. “Ontem passou por aqui um casal de Portugal, que ficou maravilhado com o espaço, com as coisas que trouxemos para cá, os animais, os instrumentos, entre outros elementos da cultura gaúcha. Eles não conheciam, assim como as crianças que visitam o local com as turmas escolares. Tudo é novidade para eles, até uma cela de um animal”.

A turista catarinense Raquel Nogueira Nascimento Salustiano, do município de Navegantes, entre uma foto e outra, contou o quanto estava feliz em ver sua cultura. “Eu sou gaúcha e acho muito importante a realização de eventos como este, para resgatar esta cultura que é muito bonita”. Ela ainda pontuou que esta é uma iniciativa inédita para ela. “Em geral vemos pouquíssimas ações como esta, de incentivo a história e tradições de um povo que lutou pelo Brasil. Na minha cidade, pouco se conhece sobre isto, mas fico feliz que as minhas raízes sejam valorizadas aqui’, concluiu.

O Acampamento Farroupilha segue aberto à população até o sábado (20), quando se encerram as atividades da Semana Farroupilha de Toledo, com um jantar dançante no Centro de Eventos Desiree Refosco, na Vila Pioneiro. A chama simbólica do evento, que estava desde o ano passado com o CTG Chama Crioula será entregue, no sábado às 10h, ao CTG Estância da Liberdade.

Apoiadores da 6° Semana Farroupilha

CTG Chama Crioula; CTG Estância da Liberdade; PUCPR – Campus Toledo; Comitiva Marca de Casco; Grupo da Terceira Idade Querência Amada; Grupo Oh! de Casa; Recanto do Gaúcho; Sicoob Oeste; Programas Tradicionalistas de Rádio “A hora do chimarrão”; “Entardecer nos Pampas”; “Galpão de Estância”; “Pampa na Garupa”; “Rio Grande de todos os Tempos”; e “Saudades da Minha Terra”; Jornal Gazeta de Toledo; Revista Versões; além da Prefeitura de Toledo, por meio das Secretarias da Comunicação Social, da Educação, da Administração, do Meio Ambiente, Chefia de Gabinete, Planejamento Estratégico e da Segurança e Trânsito.

Anuncio gene 2