Um dia todo organizado e dedicado a elas. Cerca de 700 mulheres de vários distritos e comunidades rurais de Toledo participaram, nessa quinta-feira (18), do 4º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais de Toledo realizado no distrito de Concórdia do Oeste. O Encontro é uma realização da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDC), com o apoio de diversas secretarias municipais e o patrocínio do Sicredi, do Sindicato Rural de Toledo, da Herbioeste e da Coamo.
O evento teve sua primeira edição em 2011 e surgiu da mobilização de mulheres residentes nas comunidades do interior do município que reivindicavam um dia de comemoração e confraternização. O prefeito Beto Lunitti disse que esse “é um momento importante, porque é uma confraternização das mulheres trabalhadoras rurais do município. O Poder Público Municipal faz todos os esforços para constituir um ambiente favorável, harmônico e de integração. Esse é um momento de festa para comemorar mais um ano de luta e de trabalho para suas famílias e suas comunidades”.
A secretária de Políticas para Mulheres, Maria Cecília Ferreira, explicou que o objetivo do encontro é a valorização das mulheres do campo. “No dia a dia elas não tem essas oportunidades de se encontrarem e confraternizarem. Essa é uma forma de saírem da rotina, festejar e se divertirem. Também é uma estratégia para estimular a organização delas, como o grupo de danças circulares de Concórdia que surgiu no último encontro em São Luiz do Oeste”. A secretária destacou que o encontro cresce a cada ano. “Sempre com o envolvimento das mulheres das comunidades conseguimos melhorar e aperfeiçoar a organização do evento a cada edição”, frisa.
Ao todo 24 comunidades e distritos participaram das atividades. Linha Bangú, Bom Princípio, Cerro da Lola, X de Maio, Dois Marcos, Linha Gramado, Linha Mandarina, Linha São Paulo, Novo Sarandi, Novo Sobradinho, Ouro Preto, Sanga Guarani, São Luiz do Oeste, São Salvador, Sol Nascente, Vila Ipiranga, Xaxim e Concórdia do Oeste apresentaram elementos de destaque da história de suas comunidades.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Miraci Gazzoni explicou que foram vários meses e várias reuniões com todas as comunidades para construir democraticamente o encontro. “Cada uma foi dizendo como queriam que o evento fosse organizado e reunindo sugestões das mulheres para que tudo saísse do jeito delas. Estamos muito satisfeitas com o resultado, nós apenas organizamos o desejo da maioria. Elas já tem esse espaço na agenda reservado todos os anos. Nós do Conselho estamos muito felizes, pois a mulher sempre esteve aquém de ser reconhecida sua participação na sociedade. Hoje a mulher está conquistando mais espaço e principalmente é mais valorizada pelo homem”, comemorou Miraci.
Durante o dia aconteceram diversas atividades, dicas de maquiagem, gincana entre equipes, danças coreografadas, brincadeiras em geral, apresentações culturais, orientações sobre saúde, atividades esportivas e de lazer organizadas pela Secretaria de Esportes e Lazer, entre outras. Segundo a presidente, na sequência será marcada uma reunião com as líderes das comunidades para uma avaliação e apresentação de atividades para o encontro do próximo ano.
Público aprova com satisfação a realização do encontro
A agricultora de Novo Sobradinho, Neuci Machado Guth, participa de todos os encontros. “Eu sempre participo e estou gostando muito. A parte que mais gosto é da dança, sempre tento acompanhar as coreografias e me divirto muito. Com certeza voltarei o ano que vem novamente”, garante a agricultora.
Já a assistente social Euzelda Kasper Fuza participou pela primeira vez do encontro. “Estou adorando! Tem comunidades que eu nem sabia que existiam, moro aqui há 52 anos e não conhecia a linha Guarani”, exemplificou. “Eu vim com minha mãe de 82 anos, ela é acostumada a fazer muitos trabalhos manuais como crochê, tricô e macramê. Essa é mais uma forma de confraternizarmos, socializarmos e interagirmos com outras pessoas. Está tudo perfeito, gostei mesmo, pretendemos nos divertir muito ainda e retornar o ano que vem”, disse Euzelda.