Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Emoção marca a reinauguração do Ginásio de Esportes Jaime Zeni

Ele já tem mais de 25 anos e em 2014 ganhou uma reforma total. Recebeu novo piso – compatível com os utilizados nas principais praças esportivas do mundo –, uma manta asfáltica no telhado para diminuir o calor e evitar goteiras que impediam os treinos em dias chuvosos, além de novos vestiários, rampas de acessibilidade e outras melhorias necessárias para deixá-lo com todas as condições para treinamentos e competições.

 

18/09/2014 - 20:27


Video 

 

O investimento foi de aproximadamente R$ 425 mil e, na quarta-feira (17), a comunidade esportiva já pode usufruir do novo Ginásio de Esportes Jaime Zeni. Uma cerimônia com a presença do prefeito Beto Lunitti e demais autoridades, entre elas o primeiro presidente da Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (ABATOL), Ertes Helger, reuniu pais, dirigentes, professores e atletas do rendimento e do Projeto Cestinha, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).

O Jaime Zeni, conhecido como a casa do basquete toledano, nunca havia passado por uma intervenção completa. “Trabalhei aqui com o basquete por 26 anos e não tive a oportunidade de treinar em um local que oferecesse todas as condições que a partir de hoje estarão à disposição dos atletas”, afirmou emocionada a secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa. Segundo ela, o momento é de alegria para todos que auxiliaram no desenvolvimento do basquete masculino em Toledo. “Não havia um trabalho com os meninos e eu, junto com a professora Lourdes (Kappes) enfrentamos isso e hoje vemos atletas nosso se destacando em nível estadual, nacional e internacional, sempre tendo este espaço como referência”. Marli acrescentou ainda que a reforma do Jaime Zeni era bastante aguardada há anos e que a conquista é a realização do sonho de muitos pais.

Parte desta história foi contada através de um vídeo produzido pela ABATOL, resgatando diversos momentos. Um deles foi o início dos trabalhos em novembro de 1999. “Que a prática esportiva traz benefícios é de conhecimento de todos. Pensando nisso nós incentivávamos nossos filhos a participarem dos treinos e tudo mais. Com o tempo começou a surgir neste grupo o desejo de comer uma pizza juntos, tomar um sorvete, um jantar. Para isso, eram necessários mais investimentos e a forma com que encontramos para captá-los foi organizarmos a ABATOL”, explicou. A ação fortaleceu o basquete em Toledo que desde então construiu uma história sólida, com muitas conquistas. “Tudo erguido com muita colaboração e dedicação de todos os pais e amigos que participam ativamente da Associação”, completou o atual presidente da ABATOL, Gervásio Finger.

Na ocasião, o prefeito Beto Lunitti destacou a visão do esporte como política pública e parabenizou os presentes – comunidade esportiva ligada ao basquete e pessoas que acompanhavam a cerimônia – por estarem envolvidos com o desenvolvimento de ações que promovem a qualidade de vida e melhoria das condições de jovens, adolescentes e crianças. “Fizemos a opção, nesta gestão, de promover as questões humanas. A reforma deste Ginásio é um exemplo disso. Este local tem o objetivo de, além de permitir a prática esportiva, permitir que isso aconteça com qualidade”. Beto ainda destacou os investimentos em melhorias das estruturas esportivas, como a reforma dos Ginásios Hugo Zeni, Jaime Zeni e Lauri José Simon.

Jogo de reinauguração

A primeira partida disputada na nova quadra colocou frente a frente o time toledano, que disputará os Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), e Goioerê. Os toledanos levaram a melhor e venceram por 58 a 43.

ABATOL

A Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo foi fundada em novembro de 1999, em uma assembléia realizada na Escola Municipal Arsênio Heiss, ao lado do Ginásio de Esportes Jaime Zeni.

Em 1998, um ano antes, teve início as atividades do basquetebol masculino de Toledo, num projeto das professoras Marli Gonçalves Costa e Lourdes Kappes. Como as dificuldades para desenvolver a modalidade eram grandes, as técnicas reuniram pais e professoras com o intuito de discutir soluções para que a modalidade pudesse ter material suficiente e adequado e ao mesmo tempo viabilizar participações em competições regionais e estaduais.

Com a Associação cuidando dos interesses do basquete, foi possível organizar parcerias com a iniciativa privada. Com isto vieram os patrocínios da Faculdade Sul Brasil (FASUL), que permaneceu por dois anos e com a Academia Companhia do Corpo, que de 2000 até o momento cede vagas para o preparo físico de nossos atletas.  Atualmente são parceiros do basquete toledano o Colégio Incomar e a Ninfa Alimentos.

 

Anuncio gene 2