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INFRAESTRUTURA & LOGÍSTICA

Ordem de serviço dos projetos da duplicação da BR-163 é assinada em Toledo, com a garantia de não aditivos a obra

Na última sexta-feira (19) foi assinada, em Toledo, a Ordem de Serviço para a execução do Projeto Básico, Licença Ambiental e Projeto Executivo da Duplicação da BR-163, que liga as cidades de Toledo, Quatro Pontes e Marechal Cândido Rondon. O ato aconteceu nesta sexta-feira (19) e contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, estava o Ministro do Transporte, Paulo Sérgio Passos, o Diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, e o Superintendente do DNIT-PR, José da Silva Tiago. O valor total investido na obra será de R$ 300 milhões, tendo previsão de término em dois anos. E o regime de contratação garante que estes valores são fixos, sem os tradicionais aditivos. Atualmente o Brasil gasta de 4 a 5 bilhões de reais em manutenções de rodovias no Brasil.

20/09/2014 - 23:11


O trecho que contará com a intervenção totaliza 38,9 quilômetros e terá em sua extensão nove retornos em desnível, sendo seis viadutos e três trincheiras, duas passarelas e 25,7 quilômetros de vias marginais. A previsão é que a duplicação seja entregue num prazo de dois anos após todas as autorizações e o início das obras, que serão realizadas por uma única empresa contratada pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

Melhorar, ordenar e qualificar o tráfego rodoviário. Estes foram alguns pontos destacados pelo prefeito Beto Lunitti durante a assinatura da ordem de serviço, que melhorarão nas intervenções que serão feitas na BR-163. “Nós temos aqui uma região muito rica e produtora. Com as melhorias, daremos mais segurança e melhor trafegabilidade para todos os motoristas que passam por este trecho”, comentou o prefeito de Toledo. Beto ainda citou que esta melhoria aumentará ainda mais a produção do município e contribuirá com a expansão das empresas prevista, na alteração do Plano Diretor que permitirá a instalação de indústrias no interior. “Nós estamos vivendo um momento histórico para a nossa região, e temos muito a agradecer ao Governo Federal por isso”, afirmou.

 

O Diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), o General Jorge Ernesto Pinto Fraxe destacou sua satisfação por participar dos projetos nesta modalidade de contratação. “Uma satisfação muito grande poder participar de forma completamente comprometida para o desenvolvimento do Paraná. Cada vez que nós assinamos um contrato, e damos uma ordem de serviço, é um casamento que não tem divórcio. É com muita honra que fazemos isso, coragem e satisfação. Este é o primeiro ponto. Um projeto desse que vem a baia do edital nesta nova modalidade, neste regime diferenciado, que abreviou-se como RDC, é uma modalidade que dá seriedade aos empreendimentos do governo, porque ele não parte de um projeto executivo, ele parte de um ante projeto ou de um projeto base”.

O General destacou que o regime de contratação dá mais agilidade as obras e segurança financeira. Ele garantiu que o RDC coloca um fim nos aditivos das obras, pois quem vai executar é a mesma empresa que projetou e isso dá mais resolutividade às obras. 

O Ministro do Transporte, Paulo Sérgio Passos, enfatizou a importância das obras que serão feitas na rodovia. “Este contrato que está sendo assinado vem contemplar uma região que produz e que tem um tráfego colossal de veículos, seja os caminhões transportando a carga ou os automóveis, e nós precisamos de estradas dignas desta produção e deste trabalho”, falou.

Paulo Sérgio Passos destacou a importância e dimensão da obra. “Estamos falando de um projeto que vai além da restauração da pista que já existe, construir nova pista no trecho duplicado, construção e adequação de nove viadutos, a implantação de três passarelas, trabalhos na travessia urbana de Toledo, além da implantação de cerca de 30 quilômetros de vias marginais. É um projeto sofisticado, de excelente qualidade, mas o que é mais importante, é uma obra que está inclusa no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ou seja, é uma obra prioritária e estratégica”, finalizou.

O Ministro das Comunicações Paulo Bernardo que também marcou presentaça em Toledo, na última sexta-feira, também destacou a importância da obra deu notícias de sua pasta que interessam a Toledo. “Precisamos ter estradas dignas da produção que essa região tem, então fico feliz por estar aqui. Gostaria de aproveitar para dar notícias sobre as comunicações, pois começamos este ano a instalar telefone e internet em toda área rural, o que aqui já começou. Outra coisa que estamos fazendo é a ampliação do 4G e a substituição das conexões de antena para fibra ótica, o que também já está encaminhado aqui em Toledo”, comentou.

 

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