A cerimônia contou com a presença do secretário de Esportes e Turismo do Estado do Paraná, Diego Gurgacz, do prefeito de Toledo, Beto Lunitti, da secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, do presidente da Câmara de Vereadores de Toledo Adriano Remonti, entre outras autoridades.
Apesar da chuva, um bom público se fez presente, podendo curtir o clima de festa que cerca os Jogos Abertos. O início teve a apresentação de dança, seguida do desfile das 79 delegações. São cerca de 4.600 atletas e dirigentes de todo o Estado do Paraná. As delegações de Maringá, Toledo e Cascavel são as maiores da competição.
Profissionais de educação física conduzem o fogo simbólico
O acendimento da pira olímpica foi um espetáculo à parte e iniciou com um vídeo em que todos os professores da SMEL conduziam a tocha olímpica por diversos espaços esportivos do município, até que o fogo simbólico chegou as mãos do ex-atleta, professor de Educação Física e técnico de basquete, Silvio Zanini, que surgiu em meio ao público, sob um espetáculo pirotécnico. A cada passo, fogos de artifício espocavam iluminando o caminho até a pira olímpica.
“O acendimento da pira olímpica foi um momento único na minha vida, ainda mais por representar todos os professores de educação física de Toledo, aqueles que trabalham nas categorias de base, nas escolas ou com rendimento. São esses profissionais que realmente fazem o esporte acontecer no município de Toledo, no Paraná e no Brasil”, revelou Zanini.
A secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, ficou emocionada com o resultado da abertura dos JAP’s, pois tudo aconteceu como o planejado e comentou sobre a homenagem aos profissionais. “Em Toledo nós formamos bons atletas em todas as modalidades. Temos um resultado tanto quantitativo, quanto qualitativo. Para o atleta chegar ao seu auge existe um trabalho árduo de vários profissionais durante muitos anos. Aproveitamos esse momento para fazer essa homenagem justa e merecida não só aos nossos professores, mas de todo o estado”, salientou.
A homenagem surpreendeu e foi bem recebida pelos profissionais. “Eu gostei e me senti muito feliz, é a primeira vez que recebo uma homenagem como essa, ainda mais em uma abertura de jogos. Normalmente se valoriza o atleta, as atenções sempre são voltadas para eles, já os técnicos ficam um pouco mais de lado. Esse reconhecimento só valoriza a profissão e incentiva a gente a trabalhar mais para que eventos como esse continuem acontecendo”, comentou a técnica desportiva Lourdes Kappes, ela trabalha na Secretaria de Esportes de Toledo há 20 anos. O município conta hoje com 54 técnicos desportivos em seu quadro de servidores.
A secretária Marli pontuou ainda que Toledo está preparado para receber os Jogos Abertos. “Estamos esperando esse fair play que acontecerá em todos os espaços esportivos nos próximos dias. Não é só competição, mas também é a festa do esporte do Paraná que estaremos comemorando”, enalteceu a secretária.
Juramento
O juramento do atleta foi feito pela ginasta toledana Morgana Gmach, que faz parte da equipe de GR de Toledo. Morgana coleciona em sua carreira vários títulos nacionais e internacionais e estará representando o município nas competições de Ginástica Rítmica.
O público curtiu a festividade
A karateca Mariana Lambrecht (17) é competidora pela equipe de Toledo na categoria meio pesado e acompanhou toda a cerimônia. “Achei a abertura dos jogos maravilhosa. Me surpreendi com Toledo. Não sei se conseguirei assistir tudo, mas acho que farão um jogo muito lindo, todos vão jogar bem e Toledo vai surpreender”.
Para o integrante da equipe de Bocha de Tupãssi, Lucas, essa foi uma das melhores aberturas de jogos que acompanhou. “Foi tudo muito bem organizado. Uma das melhores aberturas que pude acompanhar nas oportunidades que tive. Um evento muito legal, que considerando a organização da abertura a gente pode esperar uma competição muito agradável, sem grandes problemas e com certeza uma das melhores”.
Vilson da Silva é pai de uma das atletas do GR e também elogiou a organização. “Tirando a chuva que atrapalhou um pouquinho tava gostoso, bem legal. Nós temos uma cidade bem receptiva e temos que receber bem os atletas de fora e que vençam os melhores”.
As competições dos JAP’s seguem até o próximo dia 27 de setembro em diversos espaços esportivos do município. No site da Prefeitura foi disponibilizado um link específico para acesso a todas as informações relacionadas aos jogos, textos, fotos, resultados, programações, entre outras podem ser acessadas pelo link http://www.toledo.pr.gov.br/portal/jogos-abertos-do-parana-2014.
Autoridades presentes destacaram a importância do esporte
O secretário de Esportes e Turismo do Estado do Paraná, Diego Gurgacz salientou a importância do esporte na vida das pessoas, o quanto ele contribui para uma vida mais saudável e destacou o atuante papel do Estado na realização dos jogos. “Os Jogos Abertos são jogos oficiais do Estado do Paraná, e foi declarado pelo governador em 2013 como tal. Então, não tem mais a preocupação em saber se o ano que vem vai ter ou não. E o Estado está presente dando todas as condições para que o evento aconteça. E o mais importante de tudo isso, é saber que a cada ano que passa o número de participantes sempre aumenta. Hoje, Toledo é pela sétima vez na história dos jogos, a casa dos esportes do Estado. Isso para nós é um grande orgulho”, declarou.
Já o prefeito de Toledo Beto Lunitti finalizou os depoimentos exaltando as qualidades de infra-estrutura esportiva que a cidade possui, e dos investimentos que foram feitos para a realização de mais essa final dos Jogos Abertos. “Na política de esportes tivemos para esses jogos um investimento de mais de 1 milhão e 200 mil reais, nas praças esportivas, que deixará um legado para os atletas aqui de Toledo. Por isso, tenho certeza que essa edição será uma das melhores da história dos jogos”, finalizou o prefeito dando as boas vindas a todos os participantes, e abrindo então oficialmente a 57ª edição do Jogos Abertos do Paraná.
Apresentação final
Um belo espetáculo apresentado pela equipe de rendimento da Ginástica Rítmica de Toledo encerrou a cerimônia contando a história do surgimento dos esportes. Nike, que significa ‘vitória’ em grego, era considerada a deusa do triunfo e da glória. Mensageira dos Deuses, Nike voava para a pessoa escolhida e trazia a ela uma recompensa divina em forma de coroa ou fita. Segundo os gregos, eram os deuses que decidiam conceder a vitória para um atleta. A apresentação foi montada especialmente para a abertura dos Jogos e contou com a participação de aproximadamente 50 atletas da modalidade.