Com a intenção de incentivar ainda mais o atleta toledano, nesta quinta-feira (25) será sancionada a Lei “R” nº 141, que institui o Projeto Atleta na Universidade. A ação acontece no Ginásio de Esportes Hugo Zeni às 18h45. O programa consiste na concessão aos atletas de rendimento, filiados a federações e confederações olímpicas ou paraolímpicas e das modalidades de Futsal, Karatê, Rugby e Xadrez. Os atletas beneficiados receberão, por um período de 12 meses, uma bolsa no valor de R$ 400.
O auxílio valerá para os desportistas matriculados e frequentando o curso superior de Educação Física. O objetivo é qualificar e ampliar a base esportiva local, para um melhor desempenho dos atletas em competições esportivas, bem como minimizar a evasão de atletas para outros centros. O programa prevê investimentos de R$ 150 mil em bolsas de estudos para atletas que tenham destaque em suas modalidades e que atuem no município.
Além disso, o retorno que os atletas darão ao município será mais qualificado, já que eles poderão se dedicar ao esporte, se tornando futuramente, profissionais de Educação Física com melhores condições de atuar formando outros atletas.
A secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, ressaltou dois pontos importantes que este novo benefício traz para a comunidade. “Com este projeto manteremos os nossos atletas em Toledo, incentivando que eles joguem pelo município; e também conseguiremos mais professores para as modalidades praticadas aqui em Toledo”, afirmou, lembrando que quando o atleta receber a bolsa, em contra partida ele terá que trabalhar cinco horas para o município na modalidade em que ele está inscrito, treinando outros esportistas. “Dessa forma, conseguiremos ter nas competições atletas de base do município”, contou.
Segundo a Lei, o atleta deverá ter mais de 16 anos; estar vinculado a alguma entidade ou associação esportiva e em atividade; ter sido convocado para atuar por seleção municipal, estadual ou nacional – em se tratando de modalidades esportivas coletivas; bem como ter participado de competição nestas esferas no ano anterior a solicitação do benefício, tendo conquistado título em caso de modalidades individuais.