Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Agentes de trânsito recebem treinamento para operar novo sistema eletrônico de fiscalização

A partir da próxima semana, infrações de trânsito serão realizadas com mais agilidade e confiabilidade pelo Departamento de Trânsito (DEPTRANS)

26/09/2014 - 16:55


Cerca de 40 agentes de trânsito de Toledo passaram, nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), por uma capacitação sobre o novo sistema eletrônico de fiscalização na sede da Secretaria de Segurança e Trânsito (SMST). O treinamento foi oferecido pela empresa que locou o sistema e os equipamentos para a Prefeitura. Os agentes que cuidam do Estacionamento Regulamentado (EstaR) já realizaram a capacitação e receberão um computador portátil (palm top) cada um. Toledo é a terceira cidade do Paraná a contar com o sistema de monitoramento e talonário de multas eletrônicas, apenas Maringá e Londrina já possuem o sistema.

Segundo o diretor de Trânsito e Rodoviário, Fabiano Faria, o sistema vai permitir que emitam as multas pelo equipamento. “Será tudo on line. Os agentes poderão verificar a placa do veículo para emissão da multa. Nesse momento também poderão observar as características, débitos e furtos [caso haja], podendo inclusive registrar a foto do veículo no momento da infração, principalmente se estiver estacionado irregularmente”, explica.

O novo sistema vai trazer mais agilidade e confiabilidade aos dados apresentados, pois diminuirá a possibilidade de erro dos agentes. Hoje em dia o prazo médio para que a comunicação da infração chegue à casa do proprietário do veículo é de aproximadamente 20 dias. “Com o novo modelo, o cidadão poderá consultar a placa do veículo no mesmo dia no site do Detran que já constará a notificação. Já a multa impressa chegará em um prazo de aproximadamente cinco dias na residência do proprietário do veículo”, garante Faria.

Ele explica que no sistema atual um agente lavra a multa no trânsito e outro faz a digitação no DEPTRANS. Por conta disso existe uma demora maior no processo, além de envolver mais profissionais e possibilidades de erro. Com o Palm as notificações são lançadas imediatamente pelo agente de trânsito ou do EstaR.

“Com a implantação do sistema vou conseguir um efetivo maior à disposição da população, pois hoje tenho uma pessoa para aplicar a multa e outra para digitar a multa internamente. Ai que acontecem os erros, pois são duas pessoas para fazer o mesmo trabalho. Três Guardas Municipais que hoje estão desenvolvendo esse trabalho internamente, a partir de segunda-feira estarão disponíveis nas ruas para o trabalho do DEPTRANS como sinalização de obras, atendimento de acidentes de trânsito e até mesmo em questões educativas como orientações aos usuários”, salienta Faria.

Nesta sexta-feira (26) os agentes que passaram pelo treinamento farão um exercício prático, onde poderão testar os equipamentos nas vias da cidade. A previsão é de que na segunda-feira (29) todas as viaturas já estejam trabalhando com os novos equipamentos.

Funcionamento do novo sistema

A modernização irá contar com aparelhos eletrônicos com softwares desenvolvidos para fiscalizar o estacionamento rotativo. Cada agente do EstaR possuirá um aparelho, que, a partir das placas dos veículos, irá controlar o tempo que os veículos estão estacionados. O tempo de tolerância para veículos estacionados no centro da cidade é de 15 minutos. “Nós vamos ter um agente passando e cadastrando os veículos, e outro conferindo se o tempo extrapolou. Todos os aparelhos serão interligados. Os agentes poderão também anexar fotos das infrações de horários junto das multas, evitando possíveis questionamentos”.

Fabiano ainda falou que o novo controle vai promover a rotatividade das vagas. “Atualmente as pessoas deixam o carro parado na mesmo local por diversas horas. Com os novos equipamentos vamos conseguir promover a rotatividade já que os motoristas vão precisar cumprir a regulamentação do EstaR que prevê que os veículos podem permanecer por, no máximo, duas horas na vaga”, explicou.

Anuncio gene 2