Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Prefeito sanciona a Lei que ofertará bolsas de estudo para competidores do município

O Programa Atleta na Universidade concederá auxílio de R$ 400,00, durante 12 meses, e valerá para os desportistas matriculados e frequentando o curso superior de Educação Física

26/09/2014 - 18:51


Em uma rápida cerimônia no Ginásio de Esportes Hugo Zeni na noite desta quinta-feira (25), o prefeito Beto Lunitti sancionou a Lei “R” nº 121, que institui o Atleta na Universidade. O objetivo é valorizar os atletas do município que se destacam em nível estadual, nacional e internacional. O programa consiste na concessão aos atletas de rendimento, filiados a federações e confederações olímpicas ou paralímpicas e das modalidades de Futsal, Karatê, Rugby e Xadrez.

A solenidade contou com a presença da secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, da vereadora Sueli Guerra, do presidente da Câmara de Vereadores Adriano Remonti, do Pedrinho Furlan, de vários técnicos desportivos e atletas do município, entre outras autoridades.

A lei prevê auxílio de R$ 400,00, durante 12 meses, como incentivo aos estudos do atleta, e valerá para os desportistas matriculados e frequentando o curso superior de Educação Física, independente se público ou privado. O objetivo é qualificar a e ampliar a base esportiva local, para um melhor desempenho dos atletas em competições esportivas, bem como minimizar a evasão de atletas para outros centros. Os critérios de seleção estão definidos na Lei “R” nº 121.

Segundo o texto, o atleta deverá ter mais de 16 anos; estar vinculado a alguma entidade ou associação esportiva e em atividade; ter sido convocado para atuar por seleção municipal, estadual ou nacional – em se tratando de modalidades esportivas coletivas; bem como ter participado de competição nestas esferas no ano anterior a solicitação do benefício, tendo conquistado título em caso de modalidades individuais.

Para o prefeito Beto Lunitti, o programa tem a intenção de manter o atleta toledano defendendo Toledo em competições. Além disso, o retorno que os atletas darão ao município será mais qualificado, já que eles poderão se dedicar ao esporte, tornando-se profissionais de Educação Física com condições de atuar formando outros atletas.

“É mais um passo que damos para cumprir o plano de governo e mais uma forma de manter o atleta em Toledo jogando pelas competições oficiais. Essa é mais uma das ações que a Prefeitura e a Secretaria de Esportes viabilizam para valorizar os nossos atletas. Faremos o possível para investir em nossas bases e evitar de perde-las para outras cidades”, destacou a Secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa.

Atletas e professores elogiam iniciativa

O atleta Gustavo Ricardo Joner Henz que pratica vôlei e karatê nas equipes de Toledo acompanhou a sanção da lei e avaliou de forma positiva a iniciativa do município. “Achei que foi uma ótima ideia, porque como a Marli disse, tem muitos atletas indo jogar por outros municípios por causa de dinheiro, e essa bolsa é um incentivo a mais para os atletas ficarem”. Gustavo ainda tem 15 anos, mas garante que será um dos candidatos à bolsa.

O atleta e técnico da equipe de Karatê, Maurício Domingues de Lima, reforçou a preocupação com a saída de bons competidores da cidade. “Hoje em dia, como acontece em todos os lugares, temos muitos atletas daqui que vão competir em outras cidades, principalmente no estado de são Paulo, então isto é uma forma de segurar eles aqui e incentivar a prática de esportes em nossa cidade. O incentivo não é só no resultado, mas na premiação, na formação do cidadão além da parte competitiva, mas sim na parte íntegra da própria pessoa, do próprio atleta e o seu convívio com as pessoas. Esses benefícios e valores que trabalhamos são formas dele [atleta] ver que compensa permanecer treinando na sua cidade e representando bem o seu município”, avalia o professor.

Anuncio gene 2