A abertura será na segunda-feira, às 20h, no Teatro Municipal, com o espetáculo Nossa Ciranda, do Circo da Alegria, e Carrossel das Cores, do Circo Ático de Toledo. Na terça-feira (30) as atividades serão concentradas pela manhã no auditório Acary de Oliveira, na prefeitura, com palestras e troca de experiências entre os grupos. A partir das 8h30 será realizada uma mesa redonda reunindo as experiências do Circo da Alegria, de Toledo, com a coordenadora Tânia Piazzetta, da Escola Pernambucana de Circo, com Fátima Pontes, de Recife, Pernambuco, e da trupe Fundacam, de Campo Mourão, com Leonice Martins Perassoli. Às 10h, a programação continua com uma palestra com o tema “Realidades e Particularidades na Formação do Profissional Circense no Brasil: Rumo a uma Formação Técnica Superior”, com Rodrigo Mallet Duprat, de Campinas, São Paulo.
À tarde, a partir das 14h, as atividades serão concentradas no picadeiro do Circo da Alegria. Serão realizados treinos livres e à noite, a partir das 20h, o Cabaré. “É um momento em que todos os grupos são convidados a participar. Cada um poderá apresentar livremente alguns trabalhos, seja de palhaço, malabarismos, contorcionismo entre outras atividades. É um momento em que os grupos levam o que tem de melhor”, explica a coordenadora geral da Mostra e do Festival, Tânia Piazzetta. “Será um momento de confraternização entre os grupos e também uma oportunidade da população ver um belo espetáculo, uma vez que as atividades serão abertas ao público, sem cobrança de ingresso”.
No dia 3, último data do evento, serão feitas novas sessões de apresentações no Teatro Municipal, a partir das 9h e das 14h. Na sequência, às 16h, acontece a premiação dos destaques da Mostra, uma novidade neste ano. “Vamos premiar alguns destaques como maquiagem, figurino, entre outras questões, como forma de valorizar e incentivar o trabalho dos grupos”, explica Tânia. À noite, às 20h, será a apresentação do espetáculo Um dia de circo na praia, uma aventura inusitada, com o grupo Escola Pernambucana de Circo, de Recife, Pernambuco. A programação encerra com a Noite do Fogo, a partir das 22h, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Nesta atividade, os artistas fazem apresentações em pirofagia, ao ar livre.
A VIII Mostra & I Festival de Circo Social é uma promoção do Circo da Alegria com o apoio da prefeitura de Toledo. O evento conta com o patrocínio das empresas Prati Donaduzzi, Sicredi Oeste, Kadabra Design e Rede Mega Farma.
Projeto social reconhecido pela Unicef
O Circo da Alegria, que promove o evento, é um projeto social nascido junto à escola municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, que completa neste mês de setembro 23 anos de atuação em Toledo. O projeto, agraciado em 2011 com o Prêmio Itaú Unicef, concorrendo com 2.988 projetos em todo o país, nasceu de uma proposta da escola de incentivar o aprendizado, a integração, a socialização entre os alunos. A partir do trabalho no circo os resultados apareceram com melhor desempenho escolar e disciplina, responsabilidade e integração entre os estudantes, graças ao interesse das crianças em participar do projeto.
Ao longo dos anos o projeto foi ganhando força e hoje conta com uma estrutura invejável em relação aos demais projetos existentes no município e na região. O barracão antigo e com condições precárias, onde foram iniciadas as atividades, deu lugar a um picadeiro amplo, onde são realizadas atividades e apresentações. O projeto atende atualmente cerca de 180 crianças, a partir dos três anos de idade, no contraturno escolar, e inclui também crianças do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, o antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
No local, crianças e jovens recebem noções de cidadania e convívio social, além de desenvolver atividades circenses com palhaços, malabarismos, equilibrismo, contorcionismo, perna de pau, acrobacias aéreas e de solo, trampolim, pirâmide humana, entre outras atividades. Muitos dos que receberam formação no Circo da Alegria hoje atuam como profissionais em atividades independentes ou como instrutores ou coordenadores de outros projetos de circo na região.