Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Secretaria de Saúde promoveu treinamento para servidores do Departamento de Saúde Mental

Com as atividades, os servidores puderam apreender maneiras de lidar com os pacientes psiquiátricos em situações de emergência.

29/09/2014 - 17:12


Com o intuito de melhorar o atendimento aos pacientes e também capacitar os servidores, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Mental, realizou um treinamento de técnicas de contenção. A ação aconteceu nos dias 15 e 22 de setembro e contou com a participação de dois grupos de 17 pessoas cada. Com as atividades, os servidores puderam apreender, na teoria e na prática, maneiras de lidar com os pacientes psiquiátricos em situações de emergência.

Na primeira parte do treinamento, os participantes aprenderam na teoria as melhoras formas de lidar com o paciente e também com a família. Já na segunda parte, os servidores puderam ver na prática, através de uma simulação, como atuar nas situações de emergência. “Porque não adianta o servidor ver somente o conteúdo teórico e depois não saber como agir em uma situação real”, contou a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Neusa de Arruda. Além disso, após a simulação, os participantes ainda puderam tirar dúvidas.

Quem ministrou a atividade foi o Terapeuta Ocupacional da Secretaria de Saúde, Carlos Souza Baptista. O profissional mostrou maneiras e técnicas de contenção do paciente em situações de emergência, tanto no atendimento, quanto no transporte. “Desta forma o profissional que lida com o paciente diariamente aprende o que fazer em determinadas situações, atendendo da melhor forma possível tanto o paciente quanto a família”, afirmou Neusa.

O treinamento de técnicas de contenção contou com a participação de médicos, psicólogos, técnicos de enfermagem e demais servidores que atuam na saúde mental do município.

Melhorias do setor

Conforme o relatório quadrimestral, apresentado pela Secretaria de Saúde em Audiência Pública na Câmara Municipal, os atendimentos do setor de Saúde Mental praticamente dobraram no último quadrimestre. Em psicologia o número passou de 2.008 atendimentos no primeiro quadrimestre para 4.604 no segundo quadrimestre. Na fonoaudiologia os atendimentos passaram de 1.840 para 3.483.  Na psicopedagogia o aumento foi ainda maior, de 548 para 1.248 atendimentos. Na Terapia Ocupacional o número passou de 432 no primeiro quadrimestre para 1.341 atendimentos no segundo semestre.

Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, as melhorias devem-se ao esforço das profissionais do setor. “Os servidores promoveram ações e estratégias para qualificar os atendimentos e aumentar a cobertura assistência, sendo que os resultados já podem ser vistos nos números do quadrimestre”, afirmou ela.

Anuncio gene 2