Com o intuito de melhorar o atendimento aos pacientes e também capacitar os servidores, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Mental, realizou um treinamento de técnicas de contenção. A ação aconteceu nos dias 15 e 22 de setembro e contou com a participação de dois grupos de 17 pessoas cada. Com as atividades, os servidores puderam apreender, na teoria e na prática, maneiras de lidar com os pacientes psiquiátricos em situações de emergência.
Na primeira parte do treinamento, os participantes aprenderam na teoria as melhoras formas de lidar com o paciente e também com a família. Já na segunda parte, os servidores puderam ver na prática, através de uma simulação, como atuar nas situações de emergência. “Porque não adianta o servidor ver somente o conteúdo teórico e depois não saber como agir em uma situação real”, contou a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Neusa de Arruda. Além disso, após a simulação, os participantes ainda puderam tirar dúvidas.
Quem ministrou a atividade foi o Terapeuta Ocupacional da Secretaria de Saúde, Carlos Souza Baptista. O profissional mostrou maneiras e técnicas de contenção do paciente em situações de emergência, tanto no atendimento, quanto no transporte. “Desta forma o profissional que lida com o paciente diariamente aprende o que fazer em determinadas situações, atendendo da melhor forma possível tanto o paciente quanto a família”, afirmou Neusa.
O treinamento de técnicas de contenção contou com a participação de médicos, psicólogos, técnicos de enfermagem e demais servidores que atuam na saúde mental do município.
Melhorias do setor
Conforme o relatório quadrimestral, apresentado pela Secretaria de Saúde em Audiência Pública na Câmara Municipal, os atendimentos do setor de Saúde Mental praticamente dobraram no último quadrimestre. Em psicologia o número passou de 2.008 atendimentos no primeiro quadrimestre para 4.604 no segundo quadrimestre. Na fonoaudiologia os atendimentos passaram de 1.840 para 3.483. Na psicopedagogia o aumento foi ainda maior, de 548 para 1.248 atendimentos. Na Terapia Ocupacional o número passou de 432 no primeiro quadrimestre para 1.341 atendimentos no segundo semestre.
Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, as melhorias devem-se ao esforço das profissionais do setor. “Os servidores promoveram ações e estratégias para qualificar os atendimentos e aumentar a cobertura assistência, sendo que os resultados já podem ser vistos nos números do quadrimestre”, afirmou ela.