Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Toledo comemora terceiro lugar inédito nos Jogos Abertos e coordenador da SEET afirma que o município é capital dos JAP’s

O que se viu durante os dias 19 e 27 de setembro em Toledo foi um município respirando esporte

29/09/2014 - 17:36


Competindo em casa, e com atletas formados no próprio município, Toledo encerrou, no sábado (27), sua participação na 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s) com a terceira colocação geral da competição, sua melhor posição em toda a história. Com uma torcida empolgada, que lotava as praças esportivas, todas muito bem estruturadas, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) arrancou elogios dos torcedores, atletas e dirigentes da casa e também de outras cidades. Toledo somou 384 pontos ficando atrás de Cascavel 528 e Maringá 472.

De acordo com o diretor de esportes da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, Luiz Antônio Costenaro, o evento foi um sucesso. “Podemos dizer com toda a tranquilidade que Toledo é a capital dos Jogos Abertos do Paraná. A estrutura esportiva, a hospitalidade do povo que sabe vivenciar e interagir com o evento e com as delegações é muito importante. Estamos muito satisfeitos com a celebração dessa grande festa do esporte paranaense”, disse o diretor, acrescentando que no próximo ano Francisco Beltrão sediará a 58º edição dos JAP’s.

Nas disputas, Toledo garantiu o primeiro lugar geral no Bolão Feminino e Masculino; no Badminton, Feminino e Masculino; no Volei de Praia, Feminino; e na Ginástica Ritmica; além dos terceiros lugares no Rugby e na Natação Feminino. Além destes títulos, Toledo conseguiu, em diversas modalidades, boas colocações, o que garantiu o bronze geral. Para a secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, o município conseguiu cumprir todas as metas estabelecidas como sede do evento. “Nós fazemos uma avaliação positiva. Em termos de estrutura ocorreu tudo bem, em termos de público foi surpreendente, as pessoas foram até os locais de competição e prestigiaram o evento. Em setembro do ano passado quando em Cascavel a gente recebeu a notícia que seríamos sede nós já iniciamos a preparação e finalizamos com 100% cumprido daquilo que estabelecemos no planejamento”. Marli ainda lembrou que foi um ano positivo para o esporte toledano, já que o município havia conquistado o título de campeão geral da Divisão B dos Jogos da Juventude do Paraná. “Agora coroamos com esta histórica terceira colocação para nosso município. Estamos muito felizes com tudo isso”, concluiu.

O prefeito Beto Lunitti enalteceu o trabalho e disse que Toledo se preparou muito bem para receber esta competição. “Só temos a agradecer a competência dos professores e técnicos da SMEL que participaram da organização e demais servidores que se empenharam para que nosso município mantivesse o status de uma das melhores cidades para acolher competições estaduais”. Além do destaque na organização, Beto reverenciou os profissionais da SMEL pela condução das equipes. “Toledo chegou nesta terceira colocação porque vocês se dedicam ao esporte em todas as suas etapas, desde a formação cidadã até o rendimento”, concluiu.

Emoção, família e participação

O que se viu durante os dias 19 e 27 de setembro em Toledo foi um município respirando esporte. Em todas as praças esportivas, sempre lotadas, famílias torciam pelos seus entes. Pais vibravam com os filhos, enquanto alguns filhos incentivavam pais. Desta forma também acontecia com maridos e esposas, namoradas e namoradas, e amigos. Essa energia era contagiante.

No futsal, os ‘pratas da casa’ que defendem as cores do município na Chave Bronze do Campeonato Paranaense, se superaram e conseguiram, entre equipes que disputam campeonatos nacionais e a elite do futsal estadual, um honroso quarto lugar. O atleta James Klank Júnior afirmou que esta presença dos torcedores incentivou o time. “Nunca tinha visto o (Ginásio de Esportes) Alcides Pan daquele jeito, muito menos jogado assim, com ele tão lotado. Só queremos agradecer a todos que compareceram nos jogos. Gente, foi lindo demais”, comentou.

Outro destaque ficou por conta dos atletas – pai e filha – Delmar (Crespo) e Mariana Lambrecht, que disputavam pelas modalidades de bolão e karatê. Crespo conquistou o ouro com o bolão, enquanto Mariana ficou com prata no kumitê por equipe e bronze no katá por equipe, ambas no karatê. A família atleta só tem motivos para sorrir. O pai, que joga bolão a mais de 24 anos, contou que esta é a primeira vez que ele e a filha disputaram em uma mesma competição. “Eu já participei de várias edições do JAP’s. Mas com certeza esta ficará marcada, pois é a primeira vez que minha filha participa. Como pai, isto me enche de orgulho, ver minha filha subindo ao pódio na maior competição esportiva do estado”, contou.

Do outro lado, a filha faixa preta em karatê, que é estreante nos Jogos, contou a alegria de ter um pai medalhista. “Não é todo pai que traz medalhas para casa. Eu me sinto honrada por ter um pai campeão, é um privilégio”. Mariana treina desde os dez anos e disse que o pai sempre a apoiou na modalidade. “Meu pai ficava mais animado que eu nos treinos, sempre me incentivou e me deu toda a força. O resultado foi muito positivo e sou muito grata a ele”. O saldo que fica desta competição em família é positivo. Para eles, é uma experiência para se guardar na memória. “Nós torcemos um pelo outro, incentivamos, damos força, estamos sempre presentes. Isso nos une”, contou Mariana.

Investimentos em estruturas

O anúncio que Toledo seria a sede da 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s) foi feito em Cascavel, em 12 de novembro de 2013. Desde a data, Toledo se preparou para ser a casa do esporte paranaense.

As ações para receber bem atletas e dirigentes fez com que a Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL) investisse aproximadamente R$ 1,3 milhão em reformas. As principais intervenções aconteceram nos Ginásios de Esportes Hugo Zeni, que acolheu o voleibol, e Jaime Zeni, casa do basquete. Em ambos foram realizadas reformas nos telhados, com aplicação de manta asfáltica, melhorias gerais em arquibancadas e vestiários, bem como a instalação de pisos flutuantes, atendendo as exigências das principais ligas esportivas do mundo.

“São praças esportivas que terão as condições de receber competições de qualquer nível”, frisou a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa. Outros locais passaram por reformas como os Ginásios Aldanir Angelo Rossoni (CCR), no Jardim Coopagro, Lauri José Simon, no Jardim Panorama, e Euzébio Garcia, na Vila Pioneiro. “Também tivemos obras nas piscinas públicas, no Estádio Municipal XIV de Dezembro e todos os locais que irão abrigar competições dos JAP’s”, salientou a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa.

Marli também destacou que agora estes espaços ficam como um legado para o município. “Temos praças adequadas para servir a comunidade toledana e vamos continuar buscando melhorar ainda mais nossas estruturas”, concluiu.

Anuncio gene 2