Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Seminário da Unioeste promove debates sobre Desenvolvimento Econômico

A troca de experiências no campo do Desenvolvimento Econômico foi promovida entre profissionais do Brasil e da Venezuela

03/10/2014 - 10:23


Encerrou na quarta-feira (01) a 2ª edição do Seminário de Políticas e Desenvolvimento na Experiência do Brasil e Venezuela, promovida pelo curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo. O evento teve início no dia 29 de outubro e foi realizado em conjunto com a 24ª Semana de Economia Brasileira e a Escola de Altos Estudos em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.

A ação é realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Pgdra), Programa de Pós Graduação em Economia, Colegiado de Ciências Econômicas e Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) do campus de Toledo. O objetivo foi discutir a experiência em termos de políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico do Brasil e da Venezuela.

O coordenador do evento, professor-doutor Flavio Braga de Almeida Gabriel, do Colegiado de Ciências Econômicas da Unioeste de Toledo destacou a importância desse intercâmbio para o crescimento intelectual de acadêmicos e professores de ambos os países. “O interesse nosso é trazer um pouco mais do conhecimento e do desenvolvimento regional que tem na Venezuela, já que nós pouco conhecemos do que eles fazem de fato lá”.

Segundo ele, esse é o segundo evento em que são trazidos palestrantes do país Latino-americano. “Com este seminário podemos trocar experiências entre os professores brasileiros e venezuelanos Queremos entender como a Venezuela trabalha economicamente e tentar levar algo nosso em troca também”, afirmou.

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo de Toledo (SDE) participou do evento, apresentando um painel sobre como está organizado o município atualmente, e quais as ações e perspectivas para o crescimento ordenado da cidade para o futuro. Dentre os assuntos que foram debatidos o secretário de Desenvolvimento Econômico de Toledo, Edemar Rockenbach, apresentou as políticas públicas desenvolvidas no município e as perspectivas de crescimento.

Segundo ele, a ação foi uma oportunidade de apresentar o trabalho aos venezuelanos, mas também aos acadêmicos do curso de Ciências Econômicas da Unioeste. “Pois muitas vezes eles não conhecem como está estruturada a realidade local. O propósito então foi mostrar o que Toledo tem, qual é o seu projeto de futuro, quais são as perspectivas, o que aprendemos e fazemos de bom para região. É uma forma de mostrar a dinâmica do município no processo de desenvolvimento. É fundamental a presença do Poder Público para mostrar o que nós temos pensado no projeto de desenvolvimento tanto na questão do agronegócio, quanto nos novos desafios da industrialização”, comentou Edemar.

O secretário comentou sobre o processo de infraestrutura que está sendo implantado no município, tendo como visão o desenvolvimento local e regional. Entre as ações, destaca-se o aeroporto, a logística de duplicações, cursos superiores avançados, como o de medicina e a presença de grandes empresas na cidade. “Temos que olhar um horizonte para 20, 25 anos e fazer um planejamento da expansão da cidade nos parques industriais, na definição do zoneamento e os passos que já foram dados e que ainda serão no futuro. O nosso grande desafio é a perspectiva de Toledo em 2025 superar os 200 mil habitantes”.

Entre as questões observadas está o fato de que Toledo é um pólo microrregional e em seu contexto está a preocupação também com a sustentabilidade e o desenvolvimento dos municípios menores que estão em seu entorno, para que eles cresçam ordenadamente e não se transformem apenas em “cidades dormitórios”. “O Governo Municipal acredita no potencial e no talento dos professores e jovens acadêmicos para contribuírem nessas discussões e desafios”, salientou Edemar.

 

Anuncio gene 2