Toledo foi escolhida pela Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas (Abrhacar) para desenvolver de forma inovadora o projeto “HCR na Escola”, que conta com a parceria da Petrobrás. O lançamento aconteceu nessa quinta-feira (02), no campus II da Universidade Paranaense (Unipar).
O evento contou com a presença do vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Ivaldo Brandão, do presidente da Abrhacar, professor Décio Calegari, da secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves, do diretor da Unipar, Roberto Niero, da vereadora Sueli Guerra, do coordenador do curso de Educação Física da Unipar, Gilberto da Silva, e do presidente da Atacar, Ronaldo Gonçalves.
O projeto tem o objetivo de popularizar a prática do paradesporto em cadeira de rodas. A execução das ações acontecerá por meio da Associação Toledense dos Atletas em Cadeira de Rodas (Atacar) com o apoio da Unipar e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Toledo.
Aquisição
Para esta iniciativa foram adquiridas nove cadeiras de rodas adaptadas ao esporte, desenvolvidas a partir de um projeto inovador de tecnologia assistida, com recursos do Prêmio Petrobrás de Esporte Educacional conquistado pela Abrhacar. “Toledo foi pioneira na prática dessa modalidade esportiva e possui uma das mais bem estruturadas equipes de handebol em cadeira de rodas do mundo. Por isso, o projeto será desenvolvido aqui, no berço do HCR”, destaca o presidente da Abrhacar, Décio Calegari.
Segundo o professor, as cadeiras foram criadas para serem utilizadas na iniciação do atleta no HCR. “Elas não serão usadas em competições, mas sim no processo de adaptação e desenvolvimento do atleta”, afirma e complementa que os equipamentos são próprios para pessoas com ou sem lesões medulares.
É o caso do jovem Norton Rodrigues, de 12 anos, que integra a equipe infantil da Atacar. Ele utilizará uma das cadeiras adaptadas para se aperfeiçoar na modalidade. “Estou feliz em fazer parte desta equipe e ansioso para começar a treinar”.
Mais recursos
Nesse evento foi entregue ainda o veículo modelo Van, adquirido com recursos do Projeto Criança Esperança. Ele será utilizado no transporte das crianças que participarão do “HCR na Escola”.
Para o vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Ivaldo Brandão, o município de Toledo conta com uma das melhores estruturas para o desenvolvimento dos esportes adaptados. “Os projetos em andamento em Toledo mostram que a união dos esforços alavanca o paradesporto no Brasil”.