A VIII Mostra de Circo e I Festival Nacional de Circo Social encerram as atividades nesta sexta-feira (03). Foram cinco dias de muitas atividades. Participaram da ação, artistas de toda a região, além de pessoas envolvidas com as artes circenses de outras cidades, como Campinas (SP), Recife (PE) e Campo Mourão (PR). A atividade foi organizada pelo Circo da Alegria e Escola Municipal Anita Garibaldi. Foram feitas apresentações, oficinas, mesas redondas e palestras.
Durante os cinco dias os artistas que participaram das atividades fizeram trocas de experiências, oficinas, palestras além de diversas apresentações que representavam suas respectivas companhias. Alguns dos participantes foram a coordenadora do Circo da Alegria, Tania Piazzetta, Fátima Pontes da Escola Pernambucana de Circo, e Leonice Martins Pessaroli da Trupe Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam).
Os convidados de outras regiões, como Campinas, Recife e Campo Mourão vieram para falar um pouco da experiência das atividades circenses desenvolvidas nas respectivas cidades. “Será uma troca de conhecimentos. Dessa forma, tanto nós quanto eles poderemos aperfeiçoar e agregar informações a respeito de circo”, informou a coordenadora do Circo da Alegria, Tania Piazzetta. A coordenadora ainda comentou que a intenção era inovar, pois nas edições anteriores da Mostra de Circo vinham somente pessoas da região. “Dessa forma, eram sempre as mesmas pessoas, e muitas vezes o que precisamos é de ares novos para aprender mais”, afirmou.
Nesta sexta-feira (03), as atividades começaram cedo. Às 09h os artistas já estavam reunidos para mais apresentações no Teatro Municipal de Toledo. Às 11h30 houve uma intervenção artística na empresa Prati-Donaduzzi; às 14h mais apresentações no Teatro. Para premiar os artistas e trupes destaque da Mostra foi reservado um momento especial, às 16h no Teatro. As atividades ainda continuam às 20h, também no Teatro Municipal com o espetáculo “Um Dia de Circo na Praia – Uma Aventura Inusitada”, do grupo Escola Pernambucana de Circo Recife (PE). E para o encerramento, todos vão se reunir, a partir das 22h, no Parque Ecológico Diva Paim Barth para a ”Noite do fogo”, um evento de pirofagia. Toda a comunidade está convidada a participar.