Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Mais de 11 mil pessoas comparecem a VIII Mostra de Circo e I Festival Nacional de Circo Social

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e demais secretarias municipais

06/10/2014 - 17:14


A coordenadora geral da VIII Mostra de Circo e I Festival Nacional de Circo Social, Tânia Piazzetta, comemorou os resultados positivos do evento, com a participação intensa do público em todos os momentos, a qualidade dos trabalhos apresentados e a troca de experiências proporcionada a todos os participantes. “Não tenho palavras para descrever o que sentimos durante esta semana inteira. Depois do estresse, das dificuldades enfrentadas, ficamos muito felizes com os resultados, principalmente com a participação intensa do público em todos os momentos. Tivemos casa cheia no Teatro Municipal, no picadeiro do circo, nas oficinas, em todas as atividades”, destacou ela.

A Mostra e o Festival foram realizados de 29 de setembro a três de outubro e reuniram um público estimado de 11 mil pessoas. O evento foi promovido pela Prefeitura de Toledo, por meio do Circo da Alegria e Escola Municipal Anita Garibaldi. Contou com o apoio das secretarias de Educação, Assistência Social, Cultura, Esportes e Laser e da Cozinha Social. O Circo Ático, Kadabra, Prati Donaduzzi, Mega Farma, Sicredi e RPC TV também colaboraram.

Para o sucesso do evento foram investidos aproximadamente R$ 70 mil na realização. Os valores correspondem à aquisição de materiais, exposição de fotografias, transporte de artistas, técnicos, materiais e equipes de trabalho, decoração, contratação de profissionais e espetáculos, divulgação, alojamento, refeições, entre outros. A Cozinha Social serviu aproximadamente 500 almoços, 70 jantares e 60 cafés no período do evento. Foram 41 viagens realizadas no período de uma semana pelos ônibus da Secretaria Municipal de Educação, mais o transporte de integrantes das trupes e equipamentos entre os aeroportos de Cascavel, Foz do Iguaçu e os locais de Toledo realizado com veículos da SMED. Do total investido, a coordenação geral utilizou cerca de R$12 mil doados pela iniciativa privada. Na organização estavam envolvidas diretamente cerca de 30 pessoas, além de professores e voluntários da APMF da Escola Anita Garibaldi.

Para a secretária de Educação de Toledo, Tania Elisete de Grandi, o evento foi um sucesso. “Foi excelente! As trupes presentes promoveram um aprendizado muito grande entre os envolvidos, trouxe motivação e a oportunidade do Circo da Alegria de Toledo em mostrar para a comunidade o seu trabalho, que modifica o social da criança e do adolescente, oportuniza condições de aprendizado e de qualidade de vida. Por isso estão todos de parabéns”, exalta a secretária.

Circo amplia plateias e ganha mais espaço

Segundo a coordenadora, todo o empenho foi dedicado às pessoas que prestigiaram cada momento da programação. A preocupação maior era em relação ao público à noite. “De dia fizemos contatos com escolas e tínhamos certeza de público. À noite não. O público que veio foi espontâneo. Foram pessoas que viram matérias, entrevistas, comentários e perceberam a qualidade do que estava sendo mostrado e vieram participar em massa. Foi muito gratificante ter casa cheia em todos os eventos e excelentes espetáculos”, enfatizou.

Para a coordenadora geral da Mostra e do Festival, o circo está cada vez ganhando mais espaço e ampliando plateias. No evento em Toledo, observou ela, o público era formado não apenas por artistas e seus familiares, mas por outras pessoas de diferentes classes e níveis sociais que valorizam o circo e estão sugerindo a ampliação das atividades, incluindo outros bairros e área central. “Hoje, o Circo da Alegria está localizado no Jardim Europa, que fica longe do centro. As pessoas nos procuram na área central, interessadas na abertura de novas escolas de circo em áreas mais acessíveis e isso é muito positivo”, reforçou.

Tânia destacou também que a premiação criada neste ano, incluindo melhor espetáculo, melhor figurino e melhor maquiagem, serviu de estímulo aos grupos, que elevaram em muito o nível das apresentações. Ela acredita que o sucesso desta primeira edição consolida o Festival Nacional de Circo em Toledo, que deverá ter muitas outras edições e evoluir gradativamente para a realização em Toledo do Festival Internacional de Circo. Para ela, a qualidade dos espetáculos apresentados, das oficinas e debates contribuiu para a troca de experiências e para o crescimento dos grupos de Toledo e da região.

Alunos do Circo da Alegria estreiam no Teatro Municipal

Para o Circo da Alegria, participar da VIII Mostra e do I Festival Nacional de Circo Social, serviu para eles acreditarem naquilo que fazem, avaliou Tânia Piazzetta. “Ficamos muito felizes com o que eles puderam perceber, acreditar naquilo que fazem, trocar informações, fazer amizades, ampliar os seus horizontes, fazer novos amigos. Com certeza atingimos os nossos objetivos”, ressaltou ela. Durante a semana, os alunos da escola Anita Garibaldi, onde funciona o projeto de Circo, não tiveram aulas para possibilitar que todos os alunos participassem das atividades.

“Foi muito lindo ver alunos do Circo da Alegria estrear no Teatro Municipal. As famílias chorando, querendo tirar fotos, resgatar recortes de jornais que tiveram matérias com seus filhos, levando para a igreja para mostrar para outras pessoas. É um retorno muito grande para estas crianças, principalmente para a sua auto-estima”, analisou ela.

O Circo da Alegria, premiado pela Unicef, é um projeto social que completa neste ano 23 anos de existência. No contraturno escolar, crianças e jovens participam de atividades circenses. O programa atende 180 crianças e jovens a partir dos três anos de idade, incluindo crianças do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, o antigo programa de erradicação ao trabalho infantil (PETI).

Dado Guerra, coordenador do Circo da Alegria também manifestou a satisfação pelo resultado positivo dos eventos e informou que na próxima semana os organizadores irão se reunir para uma avaliação geral das atividades realizadas. “Nós vamos inclusive fazer contato com os grupos que participaram das atividades para que nos enviem suas avaliações. Desta forma poderemos reunir mais elementos que favoreçam o planejamento das próximas edições tentando melhorar sempre”, frisou Dado.

Anuncio gene 2