Os atletas de Toledo já estão preparados para a 28º edição dos Jogos da Juventude (JOJUPs), divisão A – Fase Final, que acontecerá entre os dias 10 e 18 de outubro em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O município participará em 19 modalidades com 200 pessoas, entre atletas e dirigentes. A novidade para este ano é que os atletas toledanos contarão com alimentação especial e diferenciada, adequada para esportistas.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) licitou uma empresa para preparar as refeições que serão consumidas durante todo o período dos Jogos. O valor total do investimento é de R$ 37.865,00, sendo R$ 39,90 a diária de alimentação por atleta. A proposta realizada pela SMEL foi acolhida pelo Governo Municipal que optou por licitar e levar o refeitório até o local das competições da Divisão A. Esta ação atende uma reivindicação dos professores e servidores da pasta.
Toledo participará nas modalidades de badminton, judô, karatê, natação, tênis de mesa, basquete, vôlei de praia, ginástica rítmica, futsal, handebol, tênis, rugby, atletismo, ciclismo, futebol, natação, taekwondo, vôlei e xadrez. Todos os atletas ficarão em um mesmo alojamento, onde contarão com um refeitório disponibilizado pela empresa vencedora da licitação. “Uma nutricionista também auxiliará no preparo das refeições, oferecendo aos atletas uma alimentação mais balanceada”, contou a técnica desportiva da SMEL, Mara Lucia Sartori. Segundo ela, dessa forma os esportistas terão muito mais conforto já que não precisarão se deslocar até outro local para as refeições.
Outras cidades que sempre participam com delegações maiores como Ponta Grossa, Curitiba, Campo Mourão, Maringá e Londrina já contam com este tipo de estrutura para os atletas. “Isso possibilita que o esportista tenha uma alimentação saudável e correta, além de nos horários certos, permitindo que ele coma melhor e tenha um maior desempenho”, informou a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa. Outro ponto destacado pela secretária é a economia do transporte dos competidores, já que dessa forma é preciso contratar ônibus para levar os atletas até o refeitório e depois de volta para o alojamento.