Entre as diversas atividades oferecidas aos adolescentes do Florir Toledo estão as aulas de artesanato. O projeto vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) tem como foco o fortalecimento de vínculos, por meio de ações que envolvem, principalmente, o meio ambiente. Por isso, as atividades artesanais têm sempre cunho ecológico, como é o caso do último trabalho. Os adolescentes produziram a partir de garrafas de vidro descartadas, itens de decoração.
Conforme o coordenador do Projeto, Oséias Soares dos Santos, o Florir Toledo conseguiu junto a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo, a doação de diversas garrafas de vidro. A partir disso, as meninas e meninos do projeto usaram da imaginação durante a aula de artesanato, oferecida pela SMAS, para criar peças de decoração. “Eles usaram barbante para encapar as garrafas, que depois foram pintadas e decoradas conforme o gosto e a criatividade de cada um”.
O coordenador destacou que o curso faz parte das atividades oferecidas aos jovens no projeto. “Nossa principal atividade é a jardinagem, mas temos diversas outras que trabalham as potencialidades dos adolescentes e a interação social. Antes desse trabalho, por exemplo, eles criam caixas de presentes com papel ondulado”.
Os trabalhos produzidos pelos adolescentes serão expostos no Teatro Municipal no fim do ano. Além disso, as peças são destinadas aos próprios jovens, além de doações a SMAS e presente a comitivas que realizam visitas técnicas ao Florir Toledo.