A Secretaria Municipal da Educação (SMED), em parceria com o Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, da Itaipu Binacional, promoveu nesta segunda-feira (13) a segunda etapa do curso ‘Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o ensino-aprendizagem em Astronomia’. Participaram os professores da rede municipal de ensino. O objetivo é capacitar os profissionais toledanos sobre uma visão geral da astronomia e astronáutica, para repassarem os novos conhecimentos aos alunos. O projeto envolve as áreas, como Matemática, Geografia, História, Ciências e Filosofia.
As atividades foram ministradas pelo coordenador do Pólo Astronômico Janer Vilaça e pela pedagoga Ana Maria Pereira. A segunda etapa contou com a parte teórica de implementação de novos conceitos sobre a astronomia. A formação já prepara os profissionais da SMED para a implantação do planetário em Toledo, estrutura que está sendo planejada.
O professor e coordenador do Pólo Astronômico, Janer Vilaça, afirmou que esta ação trará um desenvolvimento maior ainda para a educação. “A construção de um Planetário a partir visando à educação é muito bom. Geralmente eles são construídos a partir de interesses turísticos e financeiros. Por isso, esta capacitação já atende essa demanda dos professores e profissionais terão com a construção do Planetário”. Vilaça afirmou que a capacitação auxilia na desconstrução de conceitos errôneos que muitos professores tinham ou tem sobre o assunto, para que possam ensinar a partir de uma leitura correta.
Para a diretora do Departamento de Ensino da Prefeitura, Neusa Melania Bacca Koval, este curso tem servido como estímulo para novos aprendizados e quebra de conceitos desconhecidos entre os professores. “Neste curso podemos observar o céu com outros olhos e iremos trazer o melhor para nossos alunos”, comentou.
O encerramento da formação acontece com a terceira etapa que será realizada no dia 18 de outubro, em Foz do Iguaçu.