Após a verificação de problemas com fiação e potencial de eletricidade em diversos prédios públicos da Secretaria de Educação (SMED), o Governo Municipal licitou uma empresa especializada para execução de projetos elétricos. O objetivo é propiciar mais segurança às comunidades escolares, além de possibilitar a instalação de equipamentos de ar condicionado em cinco unidades educacionais do município. Ao todo serão investidos pela Prefeitura de Toledo R$ 31.778,92.
A ação vem solucionar um problema histórico da maioria das escolas municipais. A medida atenderá as Escolas Municipais Olivo Beal, Jardim Concórdia e Norma Demeneck Belotto e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) Cleusi Aparecida Berger, do Jardim Santa Maria, e Elizia Ribeiro Carraro, na Vila Boa Esperança. A empresa vencedora da concorrência – FMP Engenharia e Representação Comercial de Cascavel – já iniciou, juntamente com a Secretaria de Planejamento Estratégico, as visitas técnicas nas unidades para levantamento de informações.
Conforme a secretária de Educação, Tania de Grandi, o trabalho é muito importante. “Não podemos fazer qualquer intervenção sem que haja um projeto, pois se trata de uma responsabilidade muito grande com relação à segurança dos usuários dos prédios públicos, que é a nossa maior preocupação”, afirmou ela ao destacar que a empresa deverá finalizar os projetos, conforme o prazo do contrato, e protocolizá-los na Companhia Paranaense de Energia (Copel). Tania ainda reforçou que as escolas, na maioria possuem estruturas antigas e não possuem uma rede elétrica compatível com a instalação dos equipamentos.
A secretária acrescentou que, a partir dos projetos, uma licitação deverá ser realizada para licitar a execução das obras. “Isso vai garantir uma melhoria na qualidade dos serviços prestados, assim como do aprendizado das nossas crianças, pois possibilitará a instalação de equipamentos de ar condicionado, que devido às altas temperaturas que a região registra no verão, são fundamentais”.
Segundo o engenheiro civil da empresa vencedora, Fabiano Palácio, os projetos serão elaborados conforme a demanda de cada unidade educacional. “Já iniciamos as visitas, mas ainda não conversamos com a direção de todas as unidades. Nossa intenção é fazer o levantamento em cada um dos locais, com relação às principais necessidades para que possamos fazer a melhor correção de projetos possível”, explicou ele.
Outros projetos
A Prefeitura de Toledo, além da contratação deste trabalho, realiza a reformulação de projetos elétricos em outras unidades educacionais do município, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico. Atualmente está em fase de conclusão a elaboração do projeto elétrico da Escola Municipal São Francisco de Assis, no Jardim São Francisco. Em andamento está o projeto elétrico da Escola Municipal Duque de Caxias, em Concórdia do Oeste, e deverá ter início no mês de novembro a elaboração do projeto elétrico da Escola Municipal Reinaldo Arrosi, na Vila Operária. Além disso, a Escola Municipal Washington Luiz, em Novo Sobradinho, já conta com o projeto concluído.
De acordo com o prefeito Beto Lunitti, as ações são fundamentais para a melhoria da Educação no município. “A Educação é uma das políticas centrais do Governo e temos o compromisso de investir não só na melhoria curricular e de recursos humanos, mas também de estruturas físicas, pois quando assumimos encontramos muitos prédios em más condições, precisando de reforma em telhados devido a goteiras, ampliações e também intervenção nos projetos elétricos defasados. Tudo isso influência na qualidade da nossa educação e estamos trabalhando incansavelmente para solucionar cada um dos problemas”, explicou ele.