Tudo pronto para a grande final do Campeonato Brasileiro de Motocross 2014. Os melhores pilotos do Brasil já estão em Toledo (PR) para a etapa decisiva da competição que acontece neste fim de semana, 18 e 19, na pista do Motoclube de Toledo¸que fica na Avenida Senador Atílio Fontana (próximo do clube de caça e pesca).
A expectativa é de que cerca de 140 pilotos participem desta última etapa. “O Paraná tem muitos pilotos e Toledo é considerado o celeiro desse esporte. Sempre que fazemos provas aqui temos uma participação muito boa”, conta o presidente do Motoclube de Toledo, Syoney Zanette.
O Campeonato é realizado em oito rodadas. A competição passou por estados como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e terá a final no Paraná. Nesta sexta-feira serão realizadas as vistorias nas motocicletas e no sábado e domingo acontecem os treinos e provas.
“Foi um grande ano para o Brasileiro e Motocross. As disputas foram muito equilibrados e sera uma grande decisão. As duas principais categorias estão abertas ainda e com certeza os pilotos vão dar um show na pista neste fim de semana”, ressalta o presidente da CBM (Confederação Brasileiro de Motociclismo), Firmo Henrique Alves.
Ao todo serão cinco categorias em disputa: MX1 (motos até 450cc, pilotos de 17 a 55 anos), MX2 (motos até 250cc, pilotos de 14 a 23 anos), MXF (mulheres com idade a partir de 14 anos), MX4 (pilotos homens a partir de 40 anos) e 230cc (pilotos com idade a partir de 14 anos).
Nesta última etapa a expectativa é quanto as provas das principais categorias. Na MX1, o espanhol Carlos Campano assumiu a liderança. O piloto sofreu uma lesão no tornozelo e ficou de fora da 3ª etapa em Canelinha (SC). Ele perdeu muitos pontos também na 4ª rodada, em Campo Grande (MS). O piloto que liderava o ranking chegou a cair para quinto colocado, mas venceu três etapas seguidas e reassumiu a ponta da tabela. Campano contou com o azar do então líder da categoria, o equatoriano Jetro Salazar, que abandonou as duas baterias da 7ª etapa e não pontuou.
“Fiquei muito decepcionado. Mas agora não tem mais o que fazer. Não adianta ficar olhando para trás. Vou acelerar para tentar vencer as provas e ver o que vai ser. No Motocross tudo pode acontecer”, declara Jetro Salazar.
Nesta final do Campeonato outro equatoriano participará da disputa. Miguel Cordovez encerrou a Temporada na Itália e chegou ao Brasil para fazer um teste. “Vamos ver como ele se sai aqui no Brasil. A idéia é avaliar o piloto para talvez ele integrar a equipa na Temporada 2015”, afirma o chefe de equipe, Cale Neto.
Na MX2, Hector Assunção chega na liderança do Campeonato pós mudanças na ponta da tabela. Na última etapa, o português Paulo Alberto e Thales Vilardi que brigavam pela liderança da categoria acabaram abandonando a segunda bateria. Com isso, Hector abriu sete pontos do português.
“Corrida é assim. Um dia você está em primeiro e outro já não mais. A prova só termina na bandeira quadriculada. Agora é acelerar para tentar conquistar o título”, declara Hector Assunção.
Os ingressos podem ser comprados a R$15 para um dos dias e o passaporte por R$25, que dá direito aos dois dias de evento.
A 8ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross é uma realização da Federação Paranaense de Motociclismo (FPRM), Moto Clube Toledo, Secretaria de Esportes e Lazer e Prefeitura de Toledo, com patrocínio da Cerveja Colônia. O Campeonato Brasileiro de Motocross 2014 é organizado pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e tem o patrocínio da Honda, Yamaha, Rinaldi, Peterlongo, Levorin, Petrobras, Lubrax e IMS.