As atividades do Festival de Curta Metragem, o Curta Toledo, continuam. Na segunda (20) e terça-feira (21) os participantes contam com oficinas durante todo o dia. Já à noite, participaram de palestras com profissionais da área do áudio visual. Na noite de segunda-feira (20), os participantes do curta metragem e acadêmicos da Faculdade Sul Brasil (Fasul), participaram de uma palestra com o cineasta paranaense Guto Pasko. Na ocasião os participantes puderam assistir a um filme do cineasta, além de tirar dúvidas sobre produção audiovisual paranaense e brasileira.
Com o auditório da Fasul lotado, o cineasta paranaense Guto Pasko apresentou o filme “Inván – De volta ao passado”, de sua autoria. Depois, ele tirou dúvidas dos acadêmicos e demais participantes a respeito de produção audiovisual paranaense e brasileira, além de comentar sobre como conseguir recursos para produção de um curta metragem ou filme. O profissional ainda falou sobre o Curta Toledo. “Acho fundamental a participação de acadêmicos e interessados em eventos como esses, porque é em festivais assim que nós plantamos a semente, geramos uma reflexão. E mostras de cinema, festivais como esse também ajudam da formação e descoberta de profissionais para a área de audiovisual”, comentou.
Além disso, o cineasta ainda comentou sobre a importância de produzir filmes e curtas metragens também em todo o Brasil e não somente nas grandes capitais. “Precisamos interiorizar a cultura brasileira, porque as coisas ficam muito restritas aos grandes centros, principalmente ao eixo Rio – São Paulo. Precisamos ter esse tipo de ações, os organizadores estão de parabéns com a proposta. Fomentar nas nossas regiões, nos nossos estados a produção áudio visual é muito importante”, afirmou Pasko.
As equipes do festival de curta metragem estão participando de diversas oficinas para produzir o material. Já houve oficina de noções de direção de arte, de roteiro, de captação de som e de edição. Todas ministradas por profissionais. Além disso, ainda acontece nas noites, em paralelo com as palestras, mostras de cinema Sesc no CEU das Artes.
Nesta terça-feira (21), quem estará conversando com os participantes e acadêmicos é o cineasta e sócio da Produtora Contém Conteúdo, Aguinaldo Fiori. Ele falará sobre áudio visual no Brasil e cinema em uma visão negocial. A atividade irá acontecer no auditório da Fasul, a partir das 19h30.