O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Toledo (CMPC) realizou, na terça-feira (21), a reunião de posse de novos conselheiros. Em seguida, houve a eleição da nova diretoria, composta agora pela presidente Marilene Lessa de Lima; vice-presidente Rosselane Giordani; secretário geral Paulo Merísio; e como secretária executiva a servidora Magda Ritter.
O encontro foi dividido em dois momentos. De início o prefeito Beto Lunitti recepcionou os novos membros do CMPC e assinou a portaria que os nomeou. O prefeito ressaltou a importância da participação popular e da gestão democrática no conselho, característica que marca a forma de condução desse Governo. Como incentivo a autonomia e para demonstrar que o Governo Municipal estimula o processo democrático, sem interferência direta da Administração, Beto retirou-se da sala antes do início da eleição.
Em seguida, os conselheiros debateram sobre as políticas da organização e apresentaram os possíveis candidatos a assumir a nova função. De forma consensual os conselheiros elegeram a nova diretoria. Um dos objetivos desta gestão do Conselho é incluir novos representantes governamentais e não governamentais. A nova presidente, Marilene Lessa de Lima, afirmou que com isso poderão ser incluídos representantes de várias linguagens. “Danças, artes cênicas, circo, entre outras modalidades que ainda não representadas dentro do CMPC”.
A secretária de Comunicação Social e responsável pela Secretaria de Cultura, Rosselane Giordani, lembra que a proposta de ampliar a representatividade da sociedade civil é um desejo antigo do CMPC e da comunidade artística de Toledo. Rosselane respondia pela presidência do Conselho e mencionou que a proposta de ampliação das linguagens artísticas foi aprovada na Conferência Municipal de Cultura realizada esse ano e referendada em reunião do Conselho. “Eu fico feliz por avançarmos e oportunizarmos a ampliação da representatividade da sociedade civil no Conselho, que também é co-responsável pela consolidação do Sistema Municipal de Cultura e pela aprovação do Plano Decenal de Cultura do município”.
O prefeito Beto Lunitti propôs à nova diretoria a realização de uma agenda fixa. “As ações representativas do CMPC necessitam de reuniões estruturadas para um bom andamento”. Beto ainda lembrou que atualmente o Fundo Municipal de Políticas Culturais possui R$ 100 mil em caixa que poderá ser aplicado em projetos de interesse social.
Conselheiros
Na ocasião foram empossados como conselheiros Helga Ivoni Viezzer, do Clube da Poesia de Toledo, Luiz Alberto Martins da Costa, da Academia de Letras, Paulo Henrique Dias, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Merísio, da PUC, Mário Franz, da Secretaria de Cultura, Silvana Martines, da Secretaria de Educação, Rosselane Giordani, da Secretaria de Comunicação, Marilene Lessa de Lima, da Cooperativa de Artesões de Toledo, Isabel Cristina dos Santos, da Secretaria de Assistência Social, Tatiana Figueiredo Pedroso, da Secretaria de Esportes e Lazer e Suzane Regina Merlo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.
Suplentes
Elisete Todeschini Prestes, da Cooperativa de Artesãos de Toledo (COARTE); Juraide de Fátima Alves Rodrigues, do Clube da Poesia; Bruno Radunz, da Academia de Letras de Toledo; Andréia Vicente da Silva, da UNIOESTE – Campus Toledo; André Luís Quinelato, da UTFPR – Campus Toledo, Renato Tratch da PUC; Ivan Junior Peron, da Secretaria da Cultura; Gênelle Krambeck, da Secretaria da Educação; Dielson Kleber Pickler, da Secretaria de Comunicação; Monique Mariussi, da Secretaria da Assistência Social; Jaqueline Sabadini de Freitas, da Secretaria de Esportes e Lazer; e Marcos Felipe Leichtweis, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Tecnológico, de Inovação e Turismo