Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Professores do município participam do III Seminário em Prol da Educação Inclusiva

A intenção é fazer uma troca de experiências, compartilhamento de informações e meios de melhorar as condições de trabalho

23/10/2014 - 16:17


Com o objetivo de oportunizar momentos de debate sobre a temática da Educação Inclusiva, está sendo realizado nesta quarta (21), quinta (22) e sexta-feira (23) o III Seminário em Prol da Educação Inclusiva. A atividade é realizada pelo Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SMED). A intenção é que os professores da rede municipal e estadual de ensino possam discutir desafios educacionais sobre alunos com algum tipo de deficiência, e as melhores formas de ajudá-los e melhor trabalhar eles.

O evento vem ao encontro dos pedidos realizados pelos professores municipais e estaduais para que acontecessem mais capacitações com a temática da ‘Educação Inclusiva’ e como lidar com estas crianças portadoras de alguma necessidade especial. A intenção é fazer uma troca de experiências, compartilhamento de informações e meios de melhorar as condições de trabalho. Estão participando do evento, professores de toda a região e também de outros estados. As atividades começaram na quarta-feira (21) com uma palestra com a professora doutora Elsa Midori Shimazaki, da Universidade Estadual de Maringá.

Para que o fomento do entendimento da educação inclusiva aconteça, é preciso uma relação estreita entre a universidade e a educação básica, desde os anos iniciais até as séries finais. “Precisa dessa relação e desses momentos de discussão, porque nós não entendemos que somente os serviços postos pelas políticas públicas são suficientes para promover a educação inclusiva, é preciso momentos de formação. Para se ter condições para a educação inclusiva é necessário momentos como este de debate, em que se explicitem os limites das políticas e também de nós, formadores”, afirmou a coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação, Ana Paula Santi.

Segundo a coordenadora geral do evento, Tânia Aparecida Martins, a atividade tem extrema importância pelo fato de compartilhar conhecimentos entre os professores que trabalham com alunos de educação especial. “É um evento que estreita as relações entre a universidade, professores do município e do estado. Este grande triângulo de possibilidades de se relacionar e trocar conhecimentos é o que fomenta a educação e é o objetivo principal deste evento”, contou.

As atividades seguiram nesta quinta-feira (22) com apresentações de diversos trabalhos de professores sobre inclusão; e serão encerradas na sexta-feira (23) com uma palestra com a professora Doutora Jane Peruzo Iacono, da Unioeste, campus de Cascavel.

Anuncio gene 2