A Prefeitura de Toledo iniciou na segunda-feira (27) o quarto Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2014. A expectativa é que o índice se mantenha dentro do 1% preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). O último levantamento realizado em julho, com vistoria em 1.769 imóveis, obteve um índice de apenas 0,5% de infestação.
Os agentes de combate às endemias (ACE’s) vão realizar vistorias por amostragem em todos os bairros de Toledo. O trabalho iniciado na segunda será interrompido na terça-feira (28), devido à comemoração do Dia do Servidor. A partir de quarta-feira (29) os trabalhos serão reiniciados com o objetivo de que o Levantamento seja finalizado até a sexta-feira (31).
Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, o município conta com 269 casos notificados e 19 confirmados em 2014. Desses, quatro são importados e 15 são autóctones. “Percebe-se que estão sendo feitas muitas notificações, o que é positivo, mas na maioria dos casos não há confirmação. Mesmo assim continuamos atentos, principalmente agora que estamos entrando no verão, época de maior proliferação do mosquito”, destacou ela.
Para a agente de combate às dndemias, Auria Himeno, em vista há outros anos o LIRAa deverá ser bastante positivo. “Certamente vamos nos manter abaixo do 1% preconizado, até porque tivemos poucas chuvas”, comentou ela ao destacar a boa recepção dos moradores na maioria dos imóveis. “Não são todos que nos recebem bem, mas é a maioria, o que faz compensar o restante”.
O coordenador de Combate e Controle às Endemias, Thaylon Eduardo Pereira, salientou que a situação controlada deve-se ao trabalho contínuo realizado em Toledo pelos Agentes de Combate às Endemias. “Estamos trabalhando diariamente com visitas de agentes e ações específicas em locais com notificações e casos confirmados”. Pereira lembrou ainda, que o cuidado da população deve ser mantido durante todo o ano. “Não podemos deixar de lado as ações de combate realizadas em casa, pois esse combate deve acontecer durante todo o ano para garantirmos a segurança individual e de toda a população”, afirmou.
Com base no resultado, a Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias prevê a entrega de panfletos para divulgar o mutirão de limpeza nas regiões com maior índice de infestação. “Essa estratégia vem funcionando e vamos continuar realizando. De janeiro até o momento já foram recolhidos pelo caminhão do mutirão de limpeza mais de 50 toneladas de lixo e materiais que acumulam água”, finalizou Pereira.
Mutirão de limpeza
O mutirão de limpeza, realizado com o auxílio de um caminhão, tem como objetivo principal retirar do quintal dos moradores todos tipos de utensílios como pneus, latas, garrafas, sacos plásticos, lonas, e outros materiais que acumulem água e possam se tornar focos de infestação. O cronograma de ações do mutirão é realizado nos bairros conforme registro de focos da doença.