Nesta segunda-feira (27), na sala de reuniões da Prefeitura, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento fez a entrega de botijões para recarga de nitrogênio dos produtores das Linhas Mandarina e Sanga Barreiro. Os condomínios beneficiados fazem parte do Programa de Melhoramento Genético em Bovinocultura Leiteira. Os produtores receberam dois botijões, um para cada Linha.
O produtor, inseminador e coordenador do condomínio da Linha Mandarina, Valdecir Tessaro, contou que com os botijões, os custos para os produtores é menor. “Tínhamos um botijão já fornecido pela Prefeitura, mas infelizmente fomos roubados. Agora, recebendo este novo teremos menores custos de armazenagem, reduzindo as despesas da inseminação”, relatou.
Os botijões poderão ser utilizados de acordo com a necessidade dos condôminos. A diretora de Desenvolvimento Agropecuário, Geni Serafin Hunhoff, lembrou que os dois botijões atenderão cerca de 20 produtores que integrarão o Programa e receberão as doses sêmen por meio da Prefeitura, além de poder utilizar para armazenar material genético adquirido de forma particular. “Se o produtor comprar sêmen por meio de seus próprios recursos ele poderá utilizar o botijão como bem entender. Essa realização serve como incentivo para os produtores, fazendo crescer sua renda”, explicou.
Programa de Melhoramento Genético em Bovinocultura Leiteira
O Programa de Melhoramento Genético em Bovinocultura Leiteira tem por objetivo o melhoramento genético, nutrição e acasalamento dos animais cadastrados pelos produtores junto à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No total são 32 condomínios no município, com aproximadamente 500 produtores envolvidos.