O prefeito Beto Lunitti sancionou nesta semana a Lei “R” N° 135, que institui a Semana Municipal do Aleitamento Materno. Entre os objetivos da ação está o estímulo às atividades de promoção, proteção e apoio à amamentação. A semana deverá ser comemorada anualmente de 1° a 7 de agosto.
Com a medida o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, deverá fortalecer ainda mais as ações de conscientização as mulheres mães. “Queremos sensibilizar todos os segmentos da sociedade para que compreendam e apóiem a mulher que amamenta e conscientizar a população da necessidade constante do voluntariado de mães lactantes na amamentação de crianças cujas mães não possuem o leite materno”, explicou a secretária de Saúde, Denise Campos.
Segundo ela, o município já trabalha a conscientização das mães durante o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). “Vamos intensificar durante essa Semana em específico, informações sobre os benefícios do aleitamento materno para fortalecimento dos laços afetivos entre mãe e filho e completo desenvolvimento biopsissocial da criança”.
O prefeito Beto Lunitti, lembrou que a Prefeitura, por meio das secretarias municipais responsáveis pelas áreas de saúde, educação, cultura, família, e bem-estar social poderá promover atividades de apoio à Semana Municipal do Aleitamento Materno. “O que nós queremos é estimular o aleitamento materno, tendo em vista a importância dessa ação para a saúde das nossas crianças”, finalizou ele.