Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Professores da rede municipal de ensino participam da II Mostra de Experiências e Práticas Pedagógicas do PNAIC

Durante os três dias de atividades, os participantes terão apresentações artísticas, culturais e de experiências, além de mesa redonda com profissionais

29/10/2014 - 15:25


Com o intuito de orientar professores e coordenadores das escolas municipais, a Secretaria de Educação (SMED), em parceria com a Coordenação e Orientadores de Estudo do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) estão realizando a II Mostra de Experiências e Práticas Pedagógicas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A atividade acontece nos dias três, quatro e cinco, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer. Durante os três dias de atividades, os participantes terão apresentações artísticas, culturais e de experiências, além de mesa redonda com profissionais.

Aproximadamente 300 professores dos 1º, 2º e 3º anos do município participarão da capacitação. A ação faz parte da formação continuada que os professores da rede municipal de ensino participam. “São frentes importantes que os professores devem participar para que estude, volte para a escola e aplique aquilo que aprendeu dentro da sala de aula”, contou a secretária de Educação, Tania de Grandi.

Outro ponto destacado pela secretária foi que este ano os professores trabalharão durante a formação a alfabetização matemática nas séries iniciais. “São diversas formas que os professores poderão trabalhar com os alunos dentro da sala de aula, tornando a aprendizagem muito mais interessante”, afirmou. No ano passado, o assunto trabalho foi Alfabetização e Letramento. A intenção é continuar com as atividades no próximo ano. “Queremos dar continuidade para essa atividade nos próximos anos e permitir que os professores de outras séries também participem”, informou Tania.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

Programação

03/11
Apresentações artísticas e culturais
19h30min - Abertura
20h - Apresentações artísticas de alunos e professores da rede municipal de ensino de Toledo 
21h30 - encerramento

04/11
Apresentação das práticas e experiências desenvolvidas nos grupos de formação:
19h30 – abertura 
Apresentação artística 
19h45 - "Contextos significativos, jogos e brincadeiras na construção do conhecimento matemático" - Orientadora Alexandra
20h – Chá das dez - Orientadora Maria Salete
20h15 – Os números - Orientadora Andréia 
20h30 - Estratégias para o trabalho com matemática - Orientadora Rosangela
20h45 - Compactuando Parte ll - Orientadora Maria Maia
21h – Jogando, brincando e aprendendo com a Matemática - Orientadora Nelci
21h15 - "PACTO Saberes Matemáticos e a conexão com outros saberes" – Orientadora Maria Terezinha
21h30 - "Aprendendo com o Tangram"– Orientadora Herley
21h45 – Matemática: remodelando a teoria e a prática enquanto sujeito professor – Orientadora Silvana 
22h – encerramento

05/11
19h30 - abertura
19h45 – Mesa redonda com os professores da UTFPR, campus Toledo
Rodolfo Vertuan – Cognição e Metacognição
Bárbara Winiarski Diesel Novaes – Estruturas Aditivas e Multiplicativas – Promovendo Conceitos
Emerson Tortola – As diferentes representações em uma abordagem investigativa
21h30 – encerramento

Anuncio gene 2