Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Ações do Novembro Azul incentivam os cuidados com a saúde

A programação será definida pelas Unidades Básicas de Saúde de acordo com seus atendimentos

30/10/2014 - 13:32


Homem que se cuida não perde o melhor da vida. Com esse tema, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar suas ações para o próximo mês. O Novembro Azul, assim como forma no Outubro Rosa, será focado na saúde masculina e na prevenção ao câncer de próstata. A programação será definida pelas Unidades Básicas de Saúde de acordo com seus atendimentos.

No dia 12 de novembro, a partir das 19h, será realizada a palestra “Prevenção ao câncer de próstata”, com o médico José Perandré Neto, no auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo. Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Clarice Terezinha Escher, a palestra tem como público alvo os profissionais da área de saúde e toda a população interessada. “Sabemos que o homem é mais resistente na questão de buscar atendimento médico preventivo. Por isso sabemos da importância de realizar ações como essa para estimular o cidadão a se conhecer e se cuidar”.

Clarice lembrou que a prevenção é a melhor forma de se manter saudável. “Por isso é essencial que as pessoas procurem o atendimento das Unidades Básicas de Saúde. No Novembro Azul, elas realizarão o trabalho diretamente com os homens que se interessarem”. Durante esse período serão realizados exames tanto do câncer quanto de diabetes, hepatite, HIV e sífilis, além de conversas sobre outros questionamentos sobre a saúde.

Outra ação da Secretaria de Saúde durante o Novembro Azul será a visita à empresas para fazer palestras sobre a saúde do homem e do trabalhador. A programação completa de ações será divulgada na próxima semana.

SMEL, HCO e Clínica Plena também realizam ações no Novembro Azul

A parceria tem o objetivo de alertar a população masculina sobre a necessidade de prevenir o câncer de próstata, através de exames de rotina, alimentação saudável e prática de atividades físicas regulares. O evento ocorrerá no dia 22 de novembro, a partir das 7h30, no HCO.

No dia do evento serão realizadas atividades como Alongamento, aferição de pressão arterial, exames de glicemia, educação em saúde, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e consultas urológicas. Segundo a responsável pela organização, Maria Patiño Cruzatti, ação foi motivada por diversos fatores, um deles o de que um a cada seis homens desenvolve o câncer de próstata. “Também temos ainda o baixo número de homens que realizam os exames. É necessário que toda a sociedade se mobilize para vencer o preconceito e conscientizar a população masculina de que a prevenção ainda é a melhor opção”, comentou.

Anuncio gene 2