Casa de not%c3%adcias 1144x150

POLÍTICA

Câmara de vereadores de Cascavel está pronta para receber sessão itinerante da Assembleia

“Os legisladores do Paraná estão dando exemplo de transparência. E a Câmara de Cascavel apóia esse movimento. Ao aproximar mais a Assembleia da população, chamando a participação da sociedade, é possível colocar as coisas em pratos limpos”. A afirmação é do presidente da Câmara Municipal de Cascavel, vereador Marcos Sotille Damaceno (PDT), que nesta quarta-feira (13), a partir das 18 horas, recebe os deputados estaduais para a segunda sessão itinerante da Assembleia Legislativa.

11/04/2011 - 15:51


O vereador destaca que as medidas moralizadoras promovidas pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e pelo 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), e demais integrantes da Mesa Executiva da AL, impactaram de maneira altamente positiva junto aos paranaenses.

De acordo com Damaceno, a Mesa Executiva da Assembleia faz uma revolução ao mostrar como trabalha, onde e como é gasto o dinheiro público, e qual é a função do Poder Legislativo. “Assim, as pessoas não ficam só opinando negativamente, elas podem mudar o contexto da situação, dividindo com os deputados a responsabilidade das ações”, acrescentou.

O presidente da Câmara disse também que o município de Cascavel e toda região estão ansiosos para participar do projeto de interiorização da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira. “Além de pioneira, realizar uma sessão legislativa no Oeste do Estado é uma iniciativa extraordinária, pois o deputado Valdir Rossoni e os demais parlamentares poderão conhecer melhor os problemas de Cascavel e ter um contato mais próximo com a população do interior. Representantes de movimentos sociais, empresários de Cascavel integrantes da Associação Comercial e Industrial (Acic) e da Associação de Micro e Pequenas Empresas (Amic), lideranças de cidades vizinhas, como Corbélia, Matelândia, Céu Azul, Braganey, estão mobilizados e vão participar desse grande evento na Câmara Municipal”.

Reivindicações - O presidente do Legislativo cascavelense vai aproveitar a instalação da Assembleia para reivindicar melhorias no atendimento de saúde do município, que apesar de jovem (58 anos) figura como pólo econômico regional. “Nosso pedido especial aos senhores deputados, como também ao governador Beto Richa e ao secretário de saúde Michele Caputo Neto, é a ampliação do Hospital Universitário (HU), que está superlotado e atendendo acima do seu limite. Cascavel tem hoje aproximadamente 300 mil habitantes e é um centro de referência em medicina na região, atraindo milhares de pacientes de cidades menores. Não temos grandes problemas relacionados à segurança, educação ou habitação, nosso gargalo é a saúde pública”, garantiu Damaceno, que lembrou a falta de investimentos na área da saúde para destacar a importância do HU de Cascavel.

“Cogitou-se a idéia de construir um Hospital Regional em Toledo, mas mesmo assim a ampliação do nosso Hospital Universitário é urgente e necessária. Há 20 anos, o HU é responsável pelo atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Cascavel e toda região Oeste, que conta com cada vez menos leitos hospitalares. Em 2004, uma pesquisa apontou que 70% dos pacientes internados em Cascavel eram de fora, de cidades próximas. Então, é preciso olhar com mais carinho a questão da saúde pública”, completou o vereador.

A sessão – A sessão itinerante da Assembleia acontece na sede da Câmara Municipal a partir das 18 horas, com as presenças do presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni; do 1º secretário, deputado Plauto Miró Guimarães; entre diversos outros parlamentares, como aqueles que têm base eleitoral na região Oeste, como Leonaldo Paranhos (PSC), André Bueno (PDT), Adelino Ribeiro (PSL) e Professor Lemos (PT).



Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Cascavel

Sem nome %281144 x 250 px%29