A Coordenação de Controle e Combate às Endemias de Toledo apresentou, nesta sexta-feira (31), o resultado do quarto Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2014. O índice apontou 0,9% de infestação, ficando dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde que é de até 1%. Foram visitados 1780 imóveis, entre os dias 27 e 30 de outubro. Os agentes de combate às endemias (ACE’s) realizaram vistorias por amostragem em todos os bairros de Toledo.
Segundo o coordenador de Controle e Combate às Endemias, Taylon Eduardo Pereira, o LIRAa tem o objetivo de mapear as ações de combate a Dengue e sua efetividade no município. “Por isso, a partir dos dados devemos trabalhar ações específicas de combate”. Taylon ainda disse que os dados apontaram bairros e regiões onde os números não foram favoráveis. Os casos mais preocupantes são os do Jardim São Peregrino com 14,28%, São Francisco com 5,88%, Jardim La Salle com 4,65% e Jardim América com 4,54%.
Taylon explicou que os índices são relativos em virtude do total de imóveis que são visitados por área. “Como os imóveis são sorteados, corre-se o risco de acabar selecionando locais onde se concentram focos”. Sobre o Jardim La Salle, o coordenador lembrou que uma das dificuldades para a realização do controle regular é o número de pendências – imóveis fechados.
Trabalho dos agentes
O coordenador salientou ainda que a situação controlada deve-se ao trabalho contínuo realizado em Toledo pelos agentes de combate às endemias. “Estamos trabalhando diariamente com visitas de agentes e ações específicas em locais com notificações e casos confirmados”. O coordenador acrescentou que o cuidado da população deve ser mantido durante todo o ano. “Não podemos deixar de lado as ações de combate realizadas em casa, pois esse cuidado deve acontecer durante todo o ano para garantirmos a segurança individual e de toda a população”, afirmou.
Precaução
Em relação ao Jardim São Peregrino, já foi programado um mutirão de limpeza. Na próxima segunda-feira (03) os moradores receberão a visita dos agentes de endemias que irão orientar sobre o recolhimento de materiais que acumulam água. A coleta vai acontecer na quarta-feira (05) e dependerá das condições climáticas. O trabalho é realizado com o auxílio de um caminhão e tem como objetivo principal retirar do quintal dos moradores todos os tipos de utensílios como pneus, latas, garrafas, sacos plásticos, lonas, e outros materiais que acumulem água. O mutirão também vai acontecer em outros bairros e os moradores são comunicados com 48h de antecedência. “Pedimos a colaboração de todos os cidadaos e pedimos para que sejam retirados estes ‘entulhos’ dos quintais. Os locais onde serão realizados são comunicados com antecedência, dando tempo para que a pessoa realize o trabalho”, pediu Taylon.
A Coordenação ainda solicitou que os moradores intensifiquem os cuidados com os possíveis criadouros. “Estamos chegando ao período de verão onde as chuvas são mais corriqueiras e por consequência o acúmulo de água nos quintais é maior”. Taylon ainda disse que as altas temperaturas contribuem para o desenvolvimento dos mosquitos. “É o nosso período critico. Por isso pedimos que todos acolham bem os agentes de endemias, que sigam as orientações, porque a Dengue pode matar e a prevenção é o único caminho”, finalizou o coordenador.
Dengue em Toledo
Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, o município conta com 269 casos notificados e 20 confirmados em 2014. Desses, quatro são importados e 16 são autóctones. “Percebe-se que estão sendo feitas muitas notificações, o que é positivo, mas na maioria dos casos não há confirmação. Mesmo assim continuamos atentos, principalmente agora que estamos entrando no verão, época de maior proliferação do mosquito”.