A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), o Centro Hospitalar do Oeste (HCO) e a Clínica Plena comunicaram, nesta sexta-feira (31), que as ações alusivas ao Novembro Azul tiveram sua data alterada devido a um congresso médico que contará com a participação dos médicos que auxiliariam com as consultas no dia 22 de novembro. As atividades, devido a este contratempo, serão realizadas no dia 29 de novembro.
Os participantes, neste dia, poderão usufruir de aulas de alongamento, aferição de pressão arterial, exames de glicemia, educação em saúde, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e consultas urológicas. Segundo a responsável pela organização, Maria Patiño Cruzatti, ação foi motivada por diversos fatores, um deles o de que um a cada seis homens desenvolve o câncer de próstata. “Também temos ainda o baixo número de homens que realizam os exames. É necessário que toda a sociedade se mobilize para vencer o preconceito e conscientizar a população masculina de que a prevenção ainda é a melhor opção”, comentou.
De acordo com a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, a SMEL já tem uma parceria com o HCO na realização das atividades do Setor do Idoso em Movimento. “Agora chegou a nossa vez de colaborar com mais um evento importantíssimo, uma vez que a detecção precoce do câncer de próstata é fundamental para seu tratamento”. O Setor do Idoso em Movimento irá mobilizar os grupos de idosos para que participem da campanha, uma vez que segundo estudos esse tipo de doença é mais comum na faixa etária acima dos 50 anos. No dia do evento, as professoras de educação física da SMEL estarão auxiliando nas atividades.
Todas as atividades serão gratuitas. As consultas urológicas deverão ser agendadas no HCO ou pelo telefone (45) 3379-7700.