O prefeito Beto Lunitti, juntamente com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Toledo, José Augusto de Souza, participou do Seminário de Agricultura de Precisão promovido pelo Sistema Faep/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) nesta sexta-feira (31), no Auditório Dom Anuar Batistti, na PUCPR, Campus Toledo. Na ocasião o professor José Paulo Molin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas – Área de Mecânica e Máquinas Agrícolas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) ministrou palestra. O objetivo foi transferir conceitos e informação sobre a agricultura de precisão para formadores de opinião.
O seminário abordou ainda, as ferramentas envolvidas: GNSS, sensores, técnicas de amostragem, sistemas de informações geográfica, máquinas e equipamentos; gestão das lavouras e o desafio de entender e tirar proveito da sua variabilidade espacial e temporal; técnicas e perspectivas para o futuro. Nesse contexto, o professor José Paulo Molin, destacou a importância do exemplo toledano. “Sabemos que ainda é inviável para alguns pequenos produtores investir e implementar a assistência técnica, e Toledo dá um exemplo com a viabilização desse serviço, por meio do Governo Municipal. Nossa tarefa não é expandir a agricultura, mais intensificar na área que já temos”.
O prefeito Beto Lunitti aproveitou a ocasião para destacar a atuação do município no setor. “Estamos fazendo com que a agricultura de precisão seja realidade em Toledo. Entregamos os cadernos a 96 produtores da região de Novo Sarandi que já estão executando o receituário dessa ferramenta de verticalização da produção. Além disso, para o ano de 2015 estamos ampliando esse programa para mais 2.500 hectares, direcionados para produtores que serão atendidos até o limite de 26 hectares por propriedade, o que esta sendo muito bem aceito com a condução pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Somos o maior Valor Bruto da Produção Agropecuária do Paraná (VBP), com mais de R$ 1,5 bilhão. E todo esse contexto que envolve o setor produtivo rural é pauta permanente nesse Governo Municipal”, afirmou ao destacar a importância do evento.
De acordo com o superintende do Senar-PR, Humberto Maluceli Neto, o seminário é uma forma de levar aos produtores, profissionais, estudantes e interessados no assunto, informações mais concretas sobre a agricultura de precisão. “Este assunto merece ainda, muita discussão por ser relativamente novo no Brasil e como todo assunto novo não existe verdade absoluta e por isso precisamos debater para identificar os pontos fortes, onde está tendo bons resultados e onde nem tanto. Queremos qualificar nossa produção”. Para ele o maior desafio é promover a conexão do produtor rural com a assessoria técnica. “Cada um complementa o serviço do outro”, finalizou ele.
Presente no evento, o presidente do Sindicato Rural Patronal, Nelson Paludo, destacou que o Sindicato está investindo na qualificação de mão de obra e administração rural. “No último ano realizamos mais de 160 cursos no interior. Esse ano, no primeiro semestre foram mais de 120 cursos, o que demonstra que os produtores querem apreender, querem ter acesso as novas tecnologias, e o nosso produtor de Toledo tem esse perfil. Quero agradecer a presença do prefeito Beto Luntti, que está trabalhando para motivar os pequenos produtores a ter acesso a essas tecnologias e ressaltar que apesar de já termos muitos produtores que se utilizam da agricultura de precisão a bastante tempo, queremos que todos tenham acesso e que possamos aumentar ainda mais nossa produção”, finalizou ao agradecer o Sistema Faep/ Senar-PR.