Cerca de 35 mil pessoas passaram pelos Cemitérios Municipais Cristo Rei e Jardim da Saudade nesse final de semana em Toledo. O feriado do Dia de Finados acabou movimentando um número menor de pessoas este ano. A maioria das pessoas escolheram o dia primeiro, no sábado, para visitar os túmulos dos seus entes queridos.
Segundo a Administração dos Cemitérios, tudo transcorreu dentro da normalidade e sem transtornos. “Não foi registrado nenhum problema em ambos os cemitérios, correu tudo dentro do esperado”, relatou o encarregado pela Administração dos Cemitérios, Giovanni Franco Zibetti.
Público concentra visitas no sábado
Segundo Giovani, o maior público se concentrou durante todo o horário de atendimento no sábado e diminuindo o número de visitantes no domingo. “O público se dividiu entre sábado e domingo. No Dia de Finados foi bem abaixo da média dos últimos anos. Como o feriado caiu no final de semana isso ocasionou uma divisão muito grande, quem veio no sábado não voltou no domingo. No sábado o movimento surpreendeu. Dado a quantia de gente durante todo o dia, parecia que era o próprio Dia de Finados”, avaliou.
No domingo o movimento se concentrou em alguns momentos de pico, principalmente próximo dos horários das missas. No Cemitério Cristo Rei passaram cerca de nove mil pessoas no dia primeiro. Todas as vagas para estacionamento nas proximidades foram utilizadas. Já no Dia de Finados, o público não passou de seis mil visitantes.
O atendimento por busca de túmulos também foi bem menor que nos anos anteriores. Em média era de 300 a 400 pessoas buscavam por esse tipo de serviço. Já nesse final de semana não chegou a 100 o número de consultas.
Jardim da Saudade
No Cemitério Jardim da Saudade o movimento foi próximo do esperado. Entre os dois dias, cerca de 20 mil pessoas passaram pelo local. “Por ser um cemitério mais novo (inaugurado em setembro de 2002) os sepultamentos foram realizados há menos tempo e a memória das pessoas é mais recente, por isso o número de visitação acabou sendo maior”, explicou Giovanni.
Organização
Todo o aparato necessário para o bom andamento das atividades e recepção do público foi realizado pelo Governo Municipal. Desde a pintura de meio fio, organização dos serviços, divulgação dos horários de missas e período para a realização de benfeitorias até a organização do trânsito.
Participaram da organização a Secretaria de Habitação e Urbanismo, Meio Ambiente, Comunicação e o Departamento de Trânsito. Segundo o encarregado pela Administração dos Cemitérios, esse ano a população também colaborou e atendeu aos pedidos sobre os cuidados com os materiais utilizados na limpeza dos túmulos.