A vinda do curso de medicina para Toledo, através da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está cada vez mais próxima. Foi aprovado, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o projeto pedagógico preliminar que visa à criação do curso no município. Agora, o próximo passo é a aprovação pelo Conselho Universitário (COU). Por outro lado, o município tem tomado providências para viabilizar a implantação do curso. Além da vinda da UFPR a Unioeste e a UTFPR devem ampliar os seus campus.
Como o Cepe já aprovou, agora é aguardar referende o plano. Já no ano passado, uma comitiva da UFPR, formada pelo vice-reitor da Universidade, Doutor Rogério Andrade Munilinari, e outros seis membros do Conselho, vieram até o município para conhecer a demanda do município, a estrutura do Hospital Regional que poderá servir de Hospital Escola. Durante a visita o prefeito de Toledo, Beto Lunitti entregou a Comitiva um Dossiê produzido pelo seu Gabinete e pela Secretaria de Saúde, relatando o diagnóstico da saúde em Toledo e região, bem como, as estruturas de saúde e capital humano presente no município.
Outra etapa superada para a vinda do curso de medicina, pela UFPR foi o convênio entre a Universidade e a EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que já está contratada para fazer a gestão compartilhada do Hospital de Clínicas e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral com a Universidade.
O município de Toledo já decretou de utilidade Pública, uma área próxima, o Hospital Regional, para Instalação da futura sede da UFPR, outras áreas poderão ser consideradas, mas enquanto a obra acontece, o prédio que já abrigou a UTFPR receberá os alunos do curso de medicina da UFPR, uma vez que, o primeiro vestibular deve acontecer no segundo semestre de 2015.
Ampliação Universitária
Outra boa notícia para Toledo é a possível ampliação dos cursos da Unioeste. Segundo o diretor geral do campus de Toledo, José Dilson de Oliveira, a ampliação dos cursos faz parte do projeto de desenvolvimento institucional da Universidade. “A reitoria enviou o projeto de ampliação dos cursos da Universidade. Para Toledo são sete cursos, entre eles Farmácia e Engenharia de Alimentos. A expectativa da comunidade universitária é grande, mas dependemos da decisão do governador do Estado, Beto Richa”, salientou.
Na UTFPR a ampliação de mais dois cursos já está certa. Já estão abertas as vagas para o próximo semestre nos cursos de Engenharia de Bio Processo e Bio Tecnologia e Engenharia da Computação. O diretor de Graduação e Educação Profissional, Ricardo Fiori Zara, destacou que os novos cursos atendem uma demanda atual do município. “Estamos na era das tecnologias e cada vez mais envolvidos com a computação. Já a de Bio Processo e Bio Tecnologia atende as ações em relação ao Bio Combustível produzido na região, por exemplo, e a manipulação de alimentos”. Todos os cursos contribuirão com o desenvolvimento de Toledo e região.