A Prefeitura de Toledo repassou para a Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira (03), um ônibus para o transporte de pacientes em tratamento quimioterápico em hospitais de referência na região. Os recursos investidos na aquisição do veículo totalizaram R$ 297 mil e fazem parte dos R$ 700 mil economizados pela Câmara de Vereadores e devolvidos aos cofres municipais em 2014. O restante do valor será destinado para outras intervenções, conforme necessidade do município.
A aquisição do novo veículo foi solicitada pela secretária de Saúde de Toledo, Denise Campos, durante um encontro com os vereadores, no mês de julho. Segundo ela, o microônibus prestava este serviço aos cidadãos toledanos tinha vários anos de uso e precisava ser substituído. “Era uma necessidade e o retorno dos recursos veio em boa hora. Além de trazer mais qualidade no deslocamento destes pacientes, vai oferecer mais segurança”. Denise ainda agradeceu aos representantes do Legislativo de Toledo que aprovaram, de forma unânime, a devolução dos recursos para a Prefeitura.
Conforme explicou o presidente da Câmara, vereador Adriano Remonti, o dinheiro já retornaria aos cofres municipais, mas diante da necessidade apresentada pela Secretaria de Saúde, os legisladores toledanos se posicionaram favoráveis e atenderam, de forma urgente, a necessidade dos cidadãos. "Os vereadores sabem importância deste ônibus para o município e por isso não hesitaram". Sobre o retorno dos recursos, Adriano explicou que diversos os fatores contribuem para a economicidade da Câmara. “Em síntese, temos um orçamento previsto para o ano inteiro e o que não é gasto fica em caixa. Esta sobra acaba sendo repassada ao município. Isto é fruto de um bom trabalho dos vereadores e também dos servidores que ajudam no gerenciamento das finanças da Câmara".
O prefeito Beto Lunitti agradeceu ao empenho dos vereadores no cuidado com os gastos públicos. “Estes recursos são importantes para o desenvolvimento de ações. Hoje tivemos um exemplo que quando se administra os recursos próprios com cautela, é possível reaplicar em ações que trazem benefícios à população”. Beto também parabenizou a presidência da Câmara pela boa gestão financeira e destacou a importância do Legislativo na atenção à população. “Vocês [vereadores] tiveram o entendimento de que este equipamento [ônibus] era necessário e optaram pela melhoria na qualidade do transporte dos pacientes”, concluiu.