Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Secretaria de Saúde promoveu evento para acolher servidores que atuarão na UPA da Vila Becker

 A intenção era mostrar para os profissionais todos os espaços e a estrutura do local

05/11/2014 - 17:16


Para apresentar aos servidores municipais as estruturas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor José Ivo Alves da Rocha, na Vila Becker, a Secretaria de Saúde organizou, nesta quarta-feira (05), uma recepção para os profissionais de saúde. A intenção era mostrar para os profissionais todos os espaços e a estrutura do local. Os servidores, que atualmente atendem no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) e outros setores, serão transferidos para a UPA assim que inaugurada, no mês de dezembro.

A secretária de Saúde, Denise Campos, comentou que este era um momento para que os servidores, que futuramente trabalharão ali, possam se sintam mais acolhidos. “A gente quis apresentar o espaço para todos os servidores. Nós pensamos em um acolhimento, para eles saberem como está ficando a UPA, o local, a capacidade de atendimento, os equipamentos, como que está sendo colocado, porque até então nenhum deles havia tido acesso a este espaço”, comentou.

O primeiro passo era acolher os servidores para que eles se ambientassem ao espaço, conforme contou a diretora da UPA, Vânia Gonçalez. “A intenção que eles se já se sintam em casa, para que conheçam aqui e tenham o conceito da mudança, de tentar melhorar cada vez mais a saúde do município”, afirmou. Os servidores que foram até o local aprovaram o novo local de trabalho. “O que diz respeito a minha área de atuação, que é a farmácia hospitalar, está tudo bem adequado, com equipamentos novos, de boa qualidade, sem contar que a disposição da farmácia, dentro da estrutura, facilita bastante o acesso, não somente aos profissionais de saúde, mas também a população”, contou o farmacêutico Fernando Aparecido Fovis.

“Estamos aqui na UPA, em uma espécie de acolhimento, apresentando aos servidores do município, da área de saúde, que vão trabalhar aqui. É um momento muito especial, porque são eles que conduzirão todo o atendimento, e juntos com a Secretaria de Saúde, a política de urgência e emergência no município de Toledo”, disse o prefeito Beto Lunitti. Além disso, o gestor municipal ainda comentou que é importante que os profissionais conheçam o futuro local de trabalho. “Pelos olhares que estamos acompanhando, os servidores que aqui estão, gostaram do ambiente. E isso é importante, quando se tem um espaço agradável certamente se melhora este contexto de local de trabalho, rendimento, e toda uma energia positiva nesse sentido”.

Instalação de equipamentos

Atualmente estão sendo instalados os últimos equipamentos para o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor José Ivo Alves da Rocha, na Vila Becker. O projeto para liberação de recursos estava cadastrado junto ao Ministério da Saúde desde o início de 2013.  Entre os equipamentos já prontos para uso estão cardioversor, desfibrilador externo, foco cirúrgico, foco auxiliar, monitor multiparametro, ventilador pulmonar e equipamento de Raio X. Além disso, a UPA já recebeu todo o mobiliário necessário para o início das atividades, como camas, macas, cadeiras, mesas auxiliares e colchões, por exemplo.

Atendimento

Na Unidade de Pronto Atendimento serão acolhidos os casos de urgência e emergência, em um espaço adequado para estes atendimentos. As consultas acontecerão respeitando a classificação de risco, com base no Protocolo de Manchester. “Já formamos profissionais dentro da recomendação do Ministério da Saúde. E quem passa pela formação do Protocolo de Manchester fica habilitado a ser multiplicador”, informou a secretária de Saúde, Denise Campos.

A UPA faz parte da rede de urgência e emergência que abrange também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e os prontos socorros hospitalares. “É um atendimento especializado em urgência e emergência, com profissionais que tiveram uma capacitação importante, e que poderão prestar um excelente serviço à comunidade. Hoje o Núcleo Integrado de Saúde (NIS) consegue dar atendimento de urgência e emergência para uma pessoa por vez, na UPA conseguiremos realizar até três ao mesmo tempo”.

A secretária de Saúde ainda lembrou que no local haverá atendimentos de livre demanda, porém passarão também pela classificação de risco e terão seus casos avaliados. “Ninguém sairá de lá sem atendimento, porém serão preconizados os casos de maior gravidade”, frisou.

Estruturação da UPA

A UPA foi inaugurada no final de 2012, porém sem a conclusão total das obras, necessitando intervenções externas, como muros, estacionamentos, acessos, paisagismo, mobiliário, equipamentos e sem o corpo clínico definido. Desde então, a atual administração investiu cerca de R$ 380 mil para execução da infraestrutura externa e buscou solução para garantir a abertura do espaço à população. 

Anuncio gene 2