Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Parque das Aves de Toledo adere ao ‘Dia Nacional de Urbuzar’

A intenção é conscientizar a população sobre a questão dos atropelamentos de animais nas estradas brasileiras

06/11/2014 - 16:30


O Jardim Zoobotânico de Toledo – Parque das Aves – aderiu ao ‘Dia Nacional de Urbuzar’, que acontece no sábado (15). A ação é uma das maiores campanhas de conservação da vida silvestre no Brasil e a intenção é conscientizar a população sobre a questão dos atropelamentos de animais nas estradas brasileiras.

Em Toledo, a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) tem a preocupação com as situações que envolvem as ruas do município. Segundo a bióloga responsável pelo Parque das Aves, Lilian Cardoso, em 2012, treze quatis foram atropelados na área urbana. Em 2014, o número diminuiu e os registros apontam dois atropelamentos de quatis e um caso envolvendo um tatu. “É algo que nos preocupa e estamos tentando fazer nossa parte. Temos uma fauna urbana rica, com vários parques, e precisamos cuidar destes animais que convivem conosco”.

A meta da SMA é realizar diversas atividades de conscientização e entre elas estão a sensibilização dos motoristas da frota municipal, das empresas de transporte coletivo e transportadoras, taxistas, entre outros, por meio de orientação e colagem de adesivo em todos os carros; blitze educativa, com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, no Parque Ecológico Diva Paim Barth e Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann; parceria com Instituto Ambiental do Paraná (IAP) com o objetivo de adesivar a frota e sensibilizar os motoristas do órgão; e buscar o apoio dos veículos de comunicação para divulgação da campanha.

“Recentemente tivemos o lançamento da cartilha ‘Too Entendento a Bicharada’, que trata justamente sobre a biodiversidade de Toledo e a importância da preservação. Por isso não podíamos ficar de fora desta campanha”, concluiu Lilian. Segundo estimativa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), a cada segundo 15 animais são atingidos por um veículo no país. Este dado é resultado de uma projeção de 2011 e tem a intenção de orientar políticas relacionadas com a mortalidade de fauna selvagem nas rodovias do país.

Aplicativo

Pensando em melhorar a coleta de dados, o CBEE desenvolveu recentemente um aplicativo para smatphones chamado “Sistema Urubu”, que funciona como uma rede virtual de colaboradores. Através dele, pessoas podem fotografar os animais atropelados que virem pelas estradas e as fotos são automaticamente enviadas para os mais de 250 especialistas do grupo, espalhados por todo o Brasil, para que eles identifiquem a espécie em questão. O aplicativo também grava as coordenadas do atropelamento para envio e a criação de um mapa com os pontos de maior incidência de atropelamento e das espécies que correm mais riscos. Com isso, espera-se gerar dados que possam ajudar os órgãos ambientais a fazer adaptações nas estradas do país. O aplicativo é gratuito e já se encontra disponível. 

Anuncio gene 2