Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Diversos setores da educação do município participam do Fórum Municipal de Educação

A atividade se estendeu durante todo o dia, sendo votadas e decididas as diretrizes, metas e ações propostas para este plano

06/11/2014 - 16:35


Discutir os rumos que a educação no município de Toledo irá tomar nos próximos dez anos. Com esse objetivo, nesta quinta-feira (06), aconteceu o Fórum Municipal de Educação, no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura. A atividade se estendeu durante todo o dia, sendo votadas e decididas as diretrizes, metas e ações propostas para este plano. Estiveram presentes na votação representantes de todos os segmentos educacionais do município, sendo municipal, estadual, ensino superior, educação de jovens e adultos, especial, sindicatos, rede privada, entre outros.

Anteriormente já havia sido realizado um encontro onde foram apresentadas algumas propostas, todas discutidas e alteradas conforme solicitado. Agora foi feita a apreciação e aprovação destas propostas. Para representar os órgãos de educação do município, estiveram presentes a secretária de Educação, Tania de Grandi, a representante do Núcleo Regional de Educação, Claudete Miola, e a presidente do Fórum Municipal de Educação de Toledo, Veralice Moreira.

A elaboração do Plano Municipal de Educação de Toledo, 2015/2024, primeiramente foi dividida em grupos temáticos, que apresentaram propostas na primeira assembléia, onde foram apresentadas e discutidas. “É um marco importante para o nosso município que discute e planeja a educação para os próximos dez anos. Assim também, como é uma grande responsabilidade projetar a educação para a próxima década”, afirmou a secretária Tania de Grandi. O encontro ainda serve para que os segmentos que envolvem a educação do município de Toledo saibam como está o andamento e façam uma reflexão. “É importante, não só porque se elabora e aprecia um plano para a próxima década, mas porque colocam vários atores de forma coletiva a pensar realmente a educação”, disse.

Toda esta importância do momento foi destacada pela presidente do Fórum Veralice Moreira. “É histórico para a educação de Toledo. Estamos pensando na próxima década. Votamos as políticas que a grande maioria tem interesse e briga por elas, então pensar na formação de professores nos próximos dez anos hoje é um desafio”.

Neste encontro foram compartilhadas as metas dos eixos temáticos, apreciadas, discutidas e votadas. As aprovadas serão documentadas e servirão de base para a condução do ensino toledano.

Metas

Algmas das metas apresentadas e discutidas durante o Fórum foram assegurar que as instituições de ensino, públicas e privadas do município de Toledo, elaborem o Programa de Formação Continuada para professores da sua instituição, sob o princípio da "Formação para Cidadania/Educação Inclusiva", com subsídios teóricos-didáticos para atendimento aos educandos com necessidades educacionais específicas;

assegurar a elaboração e implantação de Programa de "Escola Bilíngue" onde haja educandos com surdez, nas instituições de ensino do município de Toledo (de acordo com seus Projetos de Políticas Pedagógicas), prevendo-se pelas mantenedoras as ações e serviços necessários para sua execução, com atrelamentos de funcionamento junto aos Conselhos congêneres;

e assegurar a implantação de Programas Permanentes de Ações Inclusivas ou Programas de Acessibilidade próprios para cada instituição de ensino do município de Toledo - públicas e privadas, previsto nos respectivos PPPs e executadas pelos seus respectivos mantenedores, contendo os procedimentos a serem efetivados, desde a identificação do público alvo da Educação Especial, avaliação inicial e suas demandas específicas.

Anuncio gene 2