Com o intuito de integrar os idosos do município, além de proporcionar uma atividade de lazer, a Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), através do Setor Idoso em Movimento, realiza, na próxima semana, o 1º Campeonato Municipal de Bocha e Canastra da Melhor Idade. Para decidir a tabela, foi realizado nesta sexta-feira (07) o congresso técnico da competição.
Serão 57 equipes de canastra e 22 de bocha envolvidas nas disputas. As atividades começam no Jardim Panorama, na segunda-feira (10), a partir das 13h30. Serão três segundas para que seja apontado o campeão da regional. Os jogos passarão também por Vila Nova (terças, a partir do dia 11), Xaxim (quartas, a partir do dia 12), São Luiz do Oeste (quintas, a partir do dia 13) e Vila Industrial (sextas, a partir do dia 14). Cada regional classificará cinco equipes para a grande final que ocorre na Vila Industrial, no dia 12 de dezembro, às 13h30.
A forma de disputa será por eliminatória dupla nas duas modalidades, ou seja, quando perder duas partidas estará eliminado da competição. A bocha será disputada em trios até nove pontos e a canastra em duplas até 3.000 pontos. A premiação será dada em medalhas nas fases classificatórias até o terceiro lugar e troféus e medalhas na fase final, também até a terceira colocação.
As atividades diferenciadas são o que chama a atenção dos idosos para participar, já que para participar desta competição não é preciso estar vinculado a nenhum grupo de idosos. “Dá para participar mais, porque tem muitos idosos que não frequentam nada e esta competição agora vai ser muito boa, os jogos vão animar bastante”, contou a participante do Grupo de Idosos do Jardim Panorama Cândida de Lima Pinto. “Este campeonato é um momento muito importante para a integração e para o convívio. Os jogos de mesa desenvolvem bastante o raciocínio e a memória dos idosos. Então vai ser uma festa bem grande”, afirmou a coordenadora do setor Idoso em Movimento, Márcia Spies.
Segundo a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, desta maneira serão atingidos vários pontos do município, facilitando a participação de um maior número de idosos, sem precisar de grandes deslocamentos. Marli ainda lembrou que a competição foi um pedido dos próprios idosos, durante os Jogos dos Grupos de Idosos, realizados em agosto.