Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Secretaria de Educação promoveu encontro com oito unidades educacionais sobre projetos elétricos

O objetivo foi tornar os processos burocráticos transparentes para os gestores de cada unidade escolar

07/11/2014 - 16:47


Na sexta-feira (07) a Secretaria de Educação (SMED) promoveu um encontro entre diretores, coordenadores pedagógicos e representantes de Associações de Pais e Mestres (APM’s) de oito unidades educacionais que estão com projetos elétricos em andamento. O objetivo foi tornar os processos burocráticos transparentes para os gestores de cada unidade escolar. As intervenções vão propiciar mais segurança às comunidades escolares, além de possibilitar a instalação de equipamentos de ar condicionado.

Após a verificação de problemas com fiação e potencial de eletricidade em diversos prédios públicos da SMED, o Governo Municipal licitou uma empresa especializada para execução de projetos elétricos – FMP Engenharia e Representação Comercial de Cascavel.  No primeiro momento, cinco unidades estão sendo beneficiadas. Além disso, a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico realiza os projetos para mais três unidades escolares que necessitavam das intervenções com maior urgência.

A ação vem solucionar um problema histórico. A empresa licitada vai atender as Escolas Municipais Olivo Beal, Jardim Concórdia e Norma Demeneck Belotto e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) Cleusi Aparecida Berger, do Jardim Santa Maria, e Elizia Ribeiro Carraro, na Vila Boa Esperança. “Já realizamos uma primeira visita acompanhados de profissionais da Secretaria de Planejamento Estratégico do município e agora iniciamos uma segunda fase de levantamento em cada unidade. A primeira escola em que retornamos foi a Olivo Beal, que acredito, seja a mais problemática, até por ser uma estrutura antiga. Já recebemos os projetos arquitetônicos e estamos trabalhando para que todos os projetos sejam concluídos até a segunda quinzena de dezembro”, explicou engenheiro civil da empresa vencedora, Fabiano Palácio.

Em paralelo a Secretaria de Planejamento Estratégico do município foi a responsável pelos projetos das unidades educacionais com maior urgência. O projeto elétrico da Escola Municipal São Francisco de Assis, no Jardim São Francisco, deve ter a elaboração do edital nos próximos dias. A Escola Municipal Reinaldo Arrosi, na Vila Operária, conta com o projeto quase finalizado e a Escola Municipal Washington Luiz, em Novo Sobradinho está com o projeto pronto em tramitação na Prefeitura.

Conforme a secretária de Educação, Tania de Grandi, a pasta preza pela transparência nos processos. “Esses projetos são muito importantes para estas unidades educacionais, que em sua maioria possuem estruturas antigas e não tem uma rede elétrica compatível com a instalação dos equipamentos. Mas apesar disso, a licitação de uma empresa para execução dos projetos e o tramite de todo esse processo até a finalização é demorado e queremos dialogar com as escolas para que os profissionais saibam como estão sendo encaminhados”. Tania ainda lembrou a fala do técnico durante a conversa com os profissionais da educação. “Ele nos disse que em todos os prédios existem ‘gambiarras’ e que isto vai ser corrigido com este novo projeto”.

A secretária acrescentou que, a partir dos projetos, uma licitação deverá ser realizada para licitar a execução das obras. “Isso vai garantir uma melhoria na qualidade dos serviços prestados, assim como do aprendizado das nossas crianças, pois possibilitará a instalação de equipamentos de ar condicionado, que devido às altas temperaturas que a região registra no verão, são fundamentais”.

Para a diretora da Escola Municipal Jardim Concórdia, Adriana Cesaro, a ação foi importantíssima. “É esclarecedor poder conversar com o profissional responsável e a Secretaria. Nossa escola não tem tantos problemas como algumas outras, mas é uma intervenção fundamental, pois a dois anos instalamos equipamentos de ar condicionado em nossas dez salas e até então não podemos liga-los”, comentou ela.

O encontro contou ainda, com a presença da vereadora, Sueli Guerra. Segundo ela a iniciavita é bastante positiva. “Quero parabenizar a Secretaria de Educação por trazer as claras e explicar os tramites do serviços público aos profissionais das escolas. Pois eu sei, já trabalhei durante anos em Escola Municipal, e muitas vezes não nos atentamos a isso, pois queremos soluções imediatas para os problemas que atingem a educação. A execução dos projetos é um grande passo, pois demonstra que o Governo Municipal está enfrentando o problema, que há muito tempo devia ter sido enfrentado, de frente”, finalizou.

Anuncio gene 2