Em uma ação rápida, a Secretaria de Educação (SMED), por meio da Secretaria de Habitação e Urbanismo (SHU), juntamente com a Sanepar, iniciou na quarta-feira (05) obras para a ligação da rede de esgoto na Escola Municipal Carlos Friedrich, no Jardim Coopagro. Durante a semana, uma fossa desabou na instituição. No momento a Prefeitura trabalha no local para desativação de todas as fossas e ligação à rede coletora.
Ao todo, foram encontradas nas dependências da escola 11 fossas, das quais seis estavam desativadas e outras cinco em funcionamento. “O que acontecia era que cada vez que uma fossa desabava era criada uma nova e nunca se solucionava de fato o problema que põe em risco as crianças”, afirmou o diretor da Habitação e Urbanismo, Matheus Ramos.
Após o ocorrido a Secretaria de Habitação e Urbanismo, em parceria com a Sanepar realiza os trabalhos de solução. “Estamos aterrando todas as fossas para que não haja problemas futuros de acidentes, Além disso, estamos fazendo a ligação à rede de esgoto”. São 100 metros de canos 150 milímetros e 80 metros de canos 100 milímetros. “São canos específicos para esgoto que fará os ramais internos de ligação”, explicou Ramos. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até na próxima semana.
Escola Municipal Miguel Dewes
Outra situação ocorreu recentemente na Escola Municipal Miguel Dewes, no Distrito de Dez de Maio. No local não há rede de esgoto, mas a Secretaria de Habitação e Urbanismo (SHU) realiza intervenções. A antiga fossa está sendo aterrada e uma nova sendo construída.