Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Aluno toledano ganha prêmio regional no Projeto Televisando o Futuro

O aluno Matheus Betim, do 4º ano da Escola Municipal Carlos Friederich, recebeu o primeiro lugar regional na categoria Cartunista Mirim

10/11/2014 - 16:36


Incentivar a prática da cidadania através da educação é a proposta do Projeto Televisando o Futuro, realizado pela RPCTV em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) no município. Através deste projeto, o aluno do 4º ano da Escola Municipal Carlos Friederich, Matheus Betim, recebeu, nesta segunda-feira (10), o prêmio de primeiro lugar regional na categoria Cartunista Mirim. Escolas de todo o Paraná participaram da competição. Além desse, o município também conquistou o segundo lugar na categoria Ilustrador Mirim e o terceiro em Professor Transformador.

O trabalho do aluno toledano foi escolhido entre os 1.014 desenhos enviados para o Concurso. O tema deste ano foi Pluralidade Cultural. O aluno fez uma história em quadrinhos onde retratou de forma simples sua visão sobre o tema. “Ele fez uma história em quadrinhos, onde criou vários personagens diferentes que se encontraram em uma estação de metro. Ali cada um falava um idioma diferente, e nenhum deles entendia o que o outro falava, não se respeitando porque era diferente, porque tinha um idioma, uma característica física diferente. Aí vem um super herói que ele criou, dizendo chega, temos aqui um remédio para isso que é o anti-diferenças. Todo mundo vai tomar esse anti diferenças e vai conseguir superar esses conflitos que existem”, contou a professora do aluno, Marta Bennemann.

Segundo a diretora da escola, Marlise Michelon, o prêmio que o Matheus ganhou é uma motivação muito grande para o próximo ano para os futuros concursos que virão. Além disso, as crianças ainda aprendem muito sobre cidadania e convivência em sociedade. “As nossas crianças hoje em dia vivem muito por elas mesmas. Então construir aquele cidadão que tem um respeito, dignidade, que consegue tratar o outro igual como gostaria que tratassem a ele. Então é uma luta para a escola hoje, é a construção da cidadania do nosso aluno, das nossas crianças que estão na sociedade hoje”, afirmou.

A grande preocupação da SMED hoje é em educar os alunos e transformá-los em cidadãos de bem. “Atividades essenciais são realizadas diariamente no interior das salas de aula. Temos agora o momento de podermos expandir aquilo que é feito na sala. E neste sentido, este trabalho que mobiliza a sociedade a pensar que educa a criança, através de todo o trabalho dos professores. Esta premiação é um momento importante de nós mostrarmos o que estamos fazendo dentro da sala de aula”, informou a secretária da SMED, Tania de Grandi.

Além deste prêmio, Toledo também recebeu o segundo lugar na categoria Ilustrador Mirim e o terceiro lugar na Professor Transformador, todos a nível estadual. “Aqui em Toledo nós tivemos primeiro, segundo e terceiro lugar de todas as categorias. Pelo relato dos professores e profissionais que atendem a escola, no caso do Matheus, a arte, a questão do desenho o incentivou a permanecer na escola e ter uma mudança de comportamento”, contou a representante do instituto GRPCom, Rafaela Morais. Ela ainda disse que este tipo de atividade é um incentivo que contribui para o crescimento da criança, na questão cognitiva, além de auxiliar na construção da cidadania dos alunos, oportunizando e valorizando as coisas boas que cada um oferece.

Televisando o Futuro em Toledo

Em março deste ano, o Prefeito Beto Lunitti assinou a parceira do Projeto Televisando o Futuro. Esta parceria já existe em Toledo desde 2008, porém neste ano a adesão das escolas se tornou muito maior. Em 2014 o projeto alinha comunidade, escola e televisão. Segundo o administrador municipal a parceria faz parte do Programa Catequese da Cidadania, fortalecendo os vínculos, com o público municipal se envolvendo com a educação na formação cidadã. “Este é um programa que beneficia diretores, professores e alunos. O projeto contribui para a formação de cidadãos e cidadãs", afirmou.

São 17 escolas que realizaram suas inscrições no projeto, entre elas a Escola Municipal Arsênio Heiss, a Carlos Friedrich, a Egon Werner Bercht, e a Escola Municipal Norma Demeneck Belotto. Também participam do projeto a Escola Municipal Vereador José Pedro Brun – CAIC, a Amélio Dal Bosco, a Carlos João Treis, na Miguel Dewes e na Olívio Beal. O projeto também foi realizado na Escola Municipal São Francisco de Assis, na Reinaldo Arrosi, Tomé de Souza, na Escola Municipal Santo Antônio, na São Pedro, na Engenheiro Waldyr Luiz Becker, na Alberto Santos Dumont e na André Zenere.

Outros Ganhadores

Além do aluno Matheus Betim, da Escola Municipal Carlos Friederich, o município também se destacou nas categorias Ilustrador Mirim, com o segundo lugar com a aluna da Escola Miguel Dewes, Nicolly Cristine de Oliveira Lunkes; e o terceiro lugar na categoria Professor Transformador com a docente da Escola Municipal Norma Demeneck Belotto, Eliana de Fátima Buzin.

Anuncio gene 2