A Secretaria de Meio Ambiente (SMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), está desenvolvendo uma ação de conscientização contra o atropelamento de animais silvestres, o Dia Nacional de Urubuzar, realizado no próximo sábado (15). Nesta segunda-feira (10), a ação envolveu os motoristas da Prefeitura, guardas municipais e taxistas. O objetivo é atingir todos os motoristas do município.
Segundo a bióloga da SMA e responsável pela campanha em Toledo, Lilian Cardoso, junto com a instrução, estão sendo aplicados adesivos nos veículos e também será promovida blitze educativas, com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, no Parque Ecológico Diva Paim Barth e Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. “Recentemente tivemos o lançamento da cartilha ‘Too Entendento a Bicharada’, que trata justamente sobre a biodiversidade de Toledo e a importância da preservação. Por isso não podíamos ficar de fora desta campanha”, concluiu Lilian.
Outra ação é a divulgação de um aplicativo de celular para auxiliar nas estatísticas relacionadas ao atropelamento de animais. Também O ‘Sistema Urubu’ é disponível para Android e iOS e permite que os motoristas tirem fotos com telefones celulares de animais atropelados e envie para o Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE). “Com os dados de local e espécies, o órgão poderá realizar ações como construção de túneis para passagem de fauna, passarelas elevadas, sinalização, para diminuir os índices de atropelamento”, conta Lilian.
O diretor do Deptrans, Fabiano Faria, afirmou que ação é de extrema importância para a proteção dos animais, alertando estes condutores que estão diariamente nas ruas sobre a necessidade da preservação e de estar atento aos animais, evitando que estes sejam atropelados e causem acidentes.
Segundo estimativa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), a cada segundo 15 animais são atingidos por um veículo no país. Este dado é resultado de uma projeção de 2011 e tem a intenção de orientar políticas relacionadas com a mortalidade de fauna selvagem nas rodovias do país.